Hospital Ernestina Lopes Jaime terá centro cirúrgico e serviços de ortopedia e clínica médica

A população de Pirenópolis e municípios vizinhos será beneficiada com melhores condições de atendimento à saúde. O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) deve reinaugurar, nos próximos dias, o centro cirúrgico da unidade que estava fechado desde 2001. Na prática, a novidade representa um aumento de 100 procedimentos para 140 internações de clínica médica por mês, além da possibilidade de mais 100 internações cirúrgicas, o que vai totalizar um incremento de 1.680 internações na rede pública de saúde do município ao ano.

Isso foi possível com o novo aditivo, válido de 1º de outubro de 2016 a 31 de agosto de 2018, repassado em 22 parcelas de R$ 2.950.146,88 ao Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), responsável pela gestão da unidade.

Além do novo centro cirúrgico, o HEELJ passou por diversas reformas e acréscimos de serviços desde que o IBGH iniciou o trabalho de gestão. Entre elas o Centro de Imaginologia, com exames de Raio X e Ultrassonografia; Ortopedia de urgência e emergência; compra de equipamentos médico-hospitalares e de instrumentos cirúrgicos; e instalação de Usina de Gases está em fase de licitação.

O novo centro cirúrgico do hospital contará com duas salas cirúrgicas, preparadas para realização de cirurgias de médio porte; com equipamentos de ponta como foco cirúrgico, ventilador mecânico, monitor cardíaco, bomba de infusão e desfibrilador. A nova ala terá capacidade para realizar quatro procedimentos cirúrgicos por dia, incluindo as cirurgias emergenciais e as eletivas, tais como as cirurgias de períneo, hemorroida, fístula, histerectomia e retirada de útero. Também serão introduzidos novos serviços não médicos como os ambulatórios de psicologia clínica, nutrição e consultas de enfermagem.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destaca que a reestruturação e o pleno funcionamento do centro-cirúrgico do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime constitui uma das metas da SES-GO para garantir um atendimento mais ágil e eficaz à população de Pirenópolis e localidades próximas. Já a diretora de Humanização da unidade, Helga Jaime de Oliveira, complementa que com a reabertura do novo centro-cirúrgico, a equipe vai oportunizar a efetivação das cirurgias no próprio Hospital, sem a necessidade dos pacientes serem encaminhados para outros municípios, como Goiânia e Anápolis.

Em média, o HEELJ realiza quatro mil exames e duas mil consultas por mês, em várias especialidades médicas, como cardiologia, ginecologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia e geriatria. Cerca de 165 pessoas são internadas mensalmente na unidade que oferece atualmente 33 leitos. Em 22 de setembro deste ano, o hospital completará 22 anos, um orgulho para a população de Pirenópolis e região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo