Hospital de Itumbiara capacita servidores para autocuidado e segurança no trabalho

Temas são abordados durante aos colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes 

Profissionais do HEI em um dos momentos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, de 14 a 18 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (Sipat) 2023. O evento reuniu os colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás na região sul do Estado em palestras sobre mente saudável e trabalho seguro.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HEI, Wender de Paula Custódio, explica que Sipat teve com foco principal orientar e conscientizar os profissionais sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais associadas à preservação da saúde mental.

“Neste ano, focamos em fazer com que os colaboradores resgatem valores esquecidos com a correria do dia a dia, como a importância do autocuidado e da segurança pessoal e mental como fator principal para o desenvolvimento do trabalho”, disse.

As palestras abordaram, de forma clara, simples e objetiva, temas relacionados à saúde mental e segurança do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho, ministradas por psicólogos de várias instituições parceiras do HEI, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Santa Rita de Cássia (Unifasc), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

De acordo com Wender de Paula Custódio, a Sipat é o apoio na criação de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, e para abordar o tema de forma cotidiana por meio dos Diálogos Diários de Segurança (DDS). É ainda usada como ferramenta importante de conscientização e proteção dos colaboradores.

“Quanto mais atenção e informação os colaboradores tiverem, menor os índices  de acidente de trabalho e desmotivação dentro da empresa. Consequentemente, a melhora da qualidade de vida, bem-estar e produtividade serão otimizadas”, frisou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Gênnesis

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo