Hospitais Estaduais de Anápolis e Pirenópolis divulgam Dia R – Goiás Veste Rosa

Unidades do Governo de Goiás geridas pela Funev, Heana e Heelj fazem parte da campanha promovida pela SES-GO sobre importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero


Os Hospitais Estaduais de Urgência Dr. Henrique Santillo (Heana) e Ernestina Lopes Jaime (Heelj), geridos pela Fundação Universitária Evangélica (Funev), promove, nesta quinta-feira (26/10), campanha de conscientização para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. "Decidimos aderir ao Dia R – Goiás Veste Rosa, campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde", explica o diretor executivo da Funev, João Pedro dos Santos. 

Todas as colaboradoras e colaboradores das unidades geridas pela Funev foram convidados a vestirem roupas de cor rosa, como forma de adesão à campanha estadual. "Sabemos sobre a importância desse tema e queremos incentivar, em conjunto com a SES-GO medidas para a importância da prevenção, assim como do diagnóstico precoce para preservação da saúde das mulheres que atuam nas unidades. A campanha também é uma forma de mostrar para a sociedade que é necessário haver uma conscientização. Estamos dando exemplo às nossas pacientes", destaca ainda João Pedro.

Ação estadual
Durante todo o mês de outubro, a SES-GO, por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) e Gerências de Atenção Primária (Gerap) e Secundária (Geras), realiza ações que alertam para a importância do diagnóstico precoce desses dois tipos de câncer. Palestras, rodas de conversa, capacitações, além da agenda das Carretas da Saúde no interior, fazem parte da programação do Outubro Rosa, dedicada a disseminar informações e incentivar a prevenção do câncer de mama e de útero.

Tanto os hospitais estaduais como as Regionais de Saúde estão promovendo iniciativas que informem pacientes, familiares e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce. Cartazes, panfletos e cards foram distribuídos aos municípios, orientando sobre os cuidados para prevenção e, principalmente, incentivando para que as mulheres façam exames anuais para diagnósticos precoces das doenças. 

Números
Em Goiás, foram registrados 1.208 casos de câncer de mama no ano de 2020. Em 2021, o número passou para 1.232. Com relação aos casos de câncer do colo do útero, foram registrados 760 em 2020 e 725 em 2021. Segundo dados do Ministério da Saúde, 546 pessoas morreram de câncer de mama, em Goiás, no ano de 2020. No mesmo ano, outras 227 mortes foram registradas por causa do câncer do colo do útero.

Hariane Rodrigues (texto) e Felipe Homsi (foto)/Funev

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo