Hospitais do Governo de Goiás são premiados pela Controladoria Geral da União

Ouvidorias do HDS e Hecad conquistaram terceiro lugar no 6º Concurso de Boas Práticas, realizado pela CGU em parceria com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias

HDS e Hecad, do Governo de Goiás, conquistaram terceiro colocação em concurso de ouvidorias nacional

As ouvidorias dos Hospitais Estaduais de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e da Criança e do Adolescente (Hecad) foram premiadas nesta semana no 4º Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias. As unidades do Governo de Goiás conquistaram o terceiro lugar na premiação, entre ouvidorias de todo o País.

O bom desempenho das unidades é comemorado pela Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. "A premiação recebida pelas ouvidorias do HDS e Hecad nada mais é do que o resultado de um trabalho árduo de escuta diária, em busca de resultados que dignifiquem cada vez mais os usuários do SUS", avalia a ouvidora Setorial do SUS/SES-GO, Ludmila Di Paiva Malheiros Rocha. 

"A Ouvidoria Setorial não tem medido esforços para atuar junto às ouvidorias descentralizadas das unidades estaduais de saúde. É um trabalho de parceria, que busca a satisfação do cidadão, por meio da mediação entre ele e a administração pública", afirma Ludmila.

Para a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa, a atuação das ouvidorias é muito importante, pois a participação social é basilar no Sistema Único de Saúde. "A ouvidoria acolhe e dá voz ao cidadão que está na ponta, trazendo à gestão a sua perspectiva sobre as entregas que a unidade realiza”, afirmou a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa. “É uma instância fundamental para avançarmos na qualidade da assistência em saúde, na humanização dos nossos serviços e no atendimento às demandas da sociedade”, afirmou.

Colaboração dos usuários
O concurso tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todos os níveis da federação que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação de espaços e canais de participação social e a melhoria da prestação de serviços públicos por meio da colaboração dos usuários.

O HDS e o Hecad fizeram um projeto conjunto que demonstra o fluxo dos processos nas suas ouvidorias. Elas usam como mecanismos o sistema informatizado que possibilita ao ouvidor o gerenciamento das manifestações, de modo que os dados podem ser utilizados na elaboração de relatórios e estratégias de melhoria. O sistema ainda garante o anonimato do denunciante – a manifestação permanece sob acesso restrito e guarda exclusiva do ouvidor da unidade, conforme preconizado pela Resolução nº 03/2019.

Além da utilização do sistema interno para tratativa e plano de ações das manifestações, as ouvidorias utilizam, obrigatoriamente, o sistema OuvidorSUS, preconizado no âmbito das ouvidorias de saúde.

Gestão estratégica
O ouvidor do HDS, Ailton Alves da Silva, afirma que a participação no concurso foi de suma importância, pois a ouvidoria na instituição é uma ferramenta de gestão estratégica e que contribui para os planos de ações de melhorias pautados no cuidado ao usuário, respeito, ética, humanização e acolhimento.

“Todas as unidades geridas pela Agir possui sistema interno padronizado para o envio dos registros com segurança das informações, proporcionando aos gestores uma visão ampla, que além de respostas aos usuários, é considerada a segurança do paciente”, afirma. 

“Buscamos sempre resguardar a identidade do cidadão, encaminhar a reclamação, denúncia ou sugestão ao gestor da área e avaliar a efetividade das medidas implementadas por cada setor no atendimento às demandas apresentadas pelos usuários”, garante a supervisora de Qualidade do Hecad, Najara Cardoso.

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais do setor, que se dedicam e não medem esforços para ouvir, entender e resolver as demandas dos usuários dos nossos serviços. Para nós, do HDS, essa premiação é sinônimo de orgulho e motivação para continuarmos nesse caminho de evolução da melhor experiência do usuário SUS na nossa unidade e reafirma o nosso compromisso com o propósito cuidar de vidas”, ressalta do diretor-geral do HDS, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

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