HMI treina colaboradores para atuarem em sua equipe de brigadistas

Curso realizado de 7 a 10 de maio por profissionais do Corpo de Bombeiros incluem orientações de primeiros socorros a prevenção de incêndio

Colaboradores do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), participaram de 7 a 10 de maio (de terça a sexta-feira) de um curso teórico e prático para formação do primeiro grupo de brigadistas da unidade. As orientações incluíram de primeiros socorros a prevenção de incêndio, atendendo as Normas Técnicas 17/2014 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).

O treinamento de primeiros socorros, além dos profissionais do Corpo de Bombeiros, no primeiro dia, contou com a participação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Houve exercícios simulados em manequins, técnicas de mobilização, obstrução e liberação das vias aéreas, compressão cardíaca externa, ‘manobra de Heimlich’, cuidados com ferimentos, queimaduras e outros acidentes.

Já o treinamento de combate a incêndio foi ministrado exclusivamente por profissionais do Corpo de Bombeiros civil e militar. As aulas teóricas ocorreram, no auditório da unidade; e as aulas práticas, no pátio interno. Nesse módulo, foram abordados vários assuntos ligados ao tema, como teoria e propagação do fogo, classes de incêndios, prevenção e métodos de extinção do fogo, agentes externos, equipamentos de combate a incêndio e de proteção individual, além de técnicas de combate a incêndio utilizando o sistema de hidrantes. Na aula prática, os participantes aprenderam a manusear os extintores e hidrantes, bem como os cuidados necessários para acabar com o fogo utilizando os sistemas de combate ao incêndio.

A Brigada de Incêndio da unidade terá um grupo formado por colaboradores, capacitados por profissionais habilitados, sob supervisão do Serviço Especializado em

Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HMI, para que possam atuar na prevenção, abandono e combate de incêndio, além de prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas. A implantação da Brigada de Incêndio em edificações como hospitais é uma determinação da legislação estadual.

Preservar vidas

Segundo o bombeiro sargento Emerson Soares, um dos ministrantes do treinamento, essa capacitação é de extrema importância. “Os colaboradores membros da brigada do hospital devem saber como agir na prevenção e combate a princípios de incêndio dentro da instituição. E o mais importante, preservar vidas” destacou.

O colaborador José Candido Andrade – que trabalha há quase 10 anos no hospital, participou do treinamento e pretende atuar como brigadista da unidade. “O curso nos trouxe informações novas e atualizadas, agregando conhecimento e nos tornando aptos a prestar os primeiros socorros”.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho do hospital, Rodrigo César Meneses, “essa capacitação é muito importante para todos, pois visa à segurança tanto dos pacientes como dos colaboradores, visto que, em situações de emergência, nossos brigadistas serão efetivamente responsáveis pelas intervenções necessárias, aptos a manusearem os equipamentos de segurança”. Rodrigo destaca que todos os participantes do curso receberão certificados de brigadistas.

Marilane Correntino, do IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo