HMI realiza neste domingo, múltipla captação de órgãos

Esse é um domingo de muita expectativa para equipes do Hospital Estadual Materno Infantil Dr Jurandir do Nascimento (HMI) e da Central Estadual de Notificação e Captação e Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Governo de Goiás. A partir das 16 horas terá início o processo de captação de múltiplos órgãos de uma paciente do Materno, que deverá se estender até à noite.

A jovem doadora tem 24 anos e teve morte encefálica após sofrer uma eclampsia. Seu bebê sobreviveu e está internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN). A família decidiu pela doação de todos os órgãos.

Segundo a enfermeira Lívia Roberta Conceição da equipe do HMI, a expectativa é captar rins, córneas, coração e fígado.

A Central de Transplantes de Goiás identificou os receptores de acordo com o cadastro nacional, e a captação de hoje poderá retirar até seis pessoas da fila de transplantes. Segundo Lívia, a expectativa sempre existe para que tudo dê certo e a imensa logística envolvida funcione a contento, a fim de contemplar transplantes bem sucedidos e cumprir com o desejo final da doadora e sua família.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada uma vez que Goiás não está credenciado para transplante de coração, e trará uma equipe de São Paulo para realizar o procedimento de captação. A equipe da FAB deve chegar ao Materno às 16 horas, quando então, poderá ser iniciado todo o processo de captação.

“Pela solidariedade deles, inicia-se uma operação complexa a fim de beneficiar pessoas que necessitam recuperar a saúde. Temos o apoio tanto da direção do Materno como da Central de Transplantes, da SES e da FAB nessa que é nossa segunda grande captação de órgãos” explica Lívia.

A enfermeira Lívia Roberta estará à disposição da imprensa às 16 hs no HMI para entrevistas e mais informações.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo