HMI promove evento em prol do Agosto Dourado com foco no apoio à amamentação

HMI promove evento em prol do Agosto Dourado com foco no apoio à amamentação

Promover, proteger e incentivar a amamentação: esse é o principal objetivo do “Agosto Dourado”, mês escolhido mundialmente para reforçar as práticas do padrão ouro da amamentação. Por ser uma unidade amiga da criança, o Hospital Materno Infantil (HMI), por meio de seu Comitê de Aleitamento Materno, realizou o encerramento à programação do mês nesta quarta-feira, 30 de agosto. Com o tema “Amamentar – Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você. Todos juntos pela amamentação”, o evento contou com atividades voltadas para gestantes, mães e profissionais da unidade e a necessidade de todos envolvidos apoiares as mãe foi um dos assuntos mais debatidos durante o dia.

“É fundamental o papel dos familiares, educadores, artistas, profissionais de saúde e empresários no incentivo à amamentação. Cada um, na sua esfera, pode contribuir com um futuro melhor tanto para a mãe quanto para o bebê que amamenta”, reforçou a diretora geral do HMI, Fabiana Negri. O apoio também pode vir pelo meio militar. A Fundação Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), é um dos exemplos de uma parceria que deu certo. “Devemos apoiar esse gesto, pois, com a coleta do leite materno, auxiliamos aquelas mães que por algum motivo não conseguem amamentar seus filhos”, destacou o major Leonardo Bruno de Souza.

Os benefícios do aleitamento foram explicado pela vereadora Cristina Lopes (PSDB), que amamentou até os dois anos. “Sou de uma família de 14 irmãos e minha mãe amamentou a todos. Tenho uma irmã que amamentou até os nove anos de idade. O leite é um alimento tão rico e nutritivo que é fundamental para o desenvolvimento para a criança. Eu mesma fui hospitalizada e medicada pela primeira vez com 20 anos. Sempre ouvi que a grande herança de saúde para um bebê é o leite da mãe”, afirmou. A vereadora também lembrou sobre o papel do poder público na luta em prol do aleitamento materno. “Pensando nas mães trabalhadoras, estamos trabalhando também para serem criados mais espaços voltados ao aleitamento em empresas, como foi feito recentemente na Central de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa)”.

Completando a programação, as residentes de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Enfermagem Obstétrica ministraram palestras sobre a amamentação e os benefícios do ato para a mãe e para o bebê, além de tirar dúvidas das gestantes que são acompanhadas pelo pré-natal de alto risco do HMI. Na parte da tarde, uma roda de conversa foi realizada entre a equipe multiprofissional que incentiva o aleitamento materno e as mães internadas na unidade, com o intuito de sanar demais dúvidas que existem sobre o tema. “Esse contato direto com os profissionais é extremamente valioso para vocês, uma vez que nós estamos aqui ajudá-las, em qualquer vertente que estiverem precisando”, completou a coordenadora da Fonoaudiologia, Giuliana Caetano.

O evento também contou com a participação da diretora técnica do HMI, Sara Gardênia; da coordenadora da Pediatria do HMI, Marise Tofoli; da coordenadora da área da mulher e da criança da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), Hozana Reis; da artista goiana Larissa Moura; do coordenador da Residência Médica do HMI, Marco Aurélio Albernaz; e da coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital, Rejane Vieira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo