HMI promove ações informativas em apoio à campanha Novembro Azul

Colaboradoras visitam os departamentos da unidade do Governo destacando a importância de os colegas cuidarem da saúde, sobretudo em relação ao câncer de próstata

Cecília Magalhães, fantasiada de homem, entrega bombom e dá alerta e informações a Johnatas Sousa

Para alertar sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a se cuidarem, foco da campanha Novembro Azul, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) promoveu ações informativas nos dias 17 e 26 de novembro. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 65.840 novos casos da doença ocorram em 2020. Por dia, são 42 homens mortos pela doença e, aproximadamente, 3 milhões sofrem com esse tipo de câncer.

As ações na unidade do Governo de Goiás foram realizadas pelas equipes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), Psicologia e Serviço Social. No dia 17, a auxiliar de enfermagem Cecília Francisca Magalhães, de forma temática, se vestiu de homem e passou em todos os departamentos, destacando a importância de o colaborador se cuidar e orientando-o sobre o câncer de próstata. 

Ela também distribuiu bombons com um cartão com o alerta “Prevenir é a melhor forma de se cuidar” e, no dia 26, foi a vez de as psicólogas Andressa Barcelos e Juliana Coimbra passarem nos setores do hospital conscientizando os colaboradores sobre o câncer de próstata, com distribuição de folhetos informativos sobre a doença, lembrando que “cuidar da saúde também é coisa de homem.”

Os colaboradores aprovaram as ações. “Achei um evento muito importante, pois trouxe, além da orientação, o incentivo para que nós, homens, possamos realizar os exames no tempo certo e evitar complicações”, pontuou Valter Ataíde de Oliveira. “É muito bom esse alerta pra gente. É necessário prevenir, para não lamentar depois”, salientou José Cândido.

Exames regulares
“Procuramos uma forma didática e divertida de chamar a atenção dos homens para a sua saúde, para fortalecer a campanha Novembro Azul e a importância de realizar exames regulares como PSA, ultrassonografia, dentre outros e assim, ter um diagnóstico precoce”, disse a enfermeira do Núcleo de Vigilância Bárbara Gabriella Silva. 

“Nosso objetivo foi alcançar a todos os colaboradores do hospital, alertando sobre o autocuidado e realizando a educação preventiva. Em caso do câncer de próstata em fases iniciais, a chance de cura é superior a 90%", enfatizou a coordenadora da Psicologia, Flávia Zenha.
 
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. A campanha tem ampla divulgação e apoio de vários segmentos.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo