HMI marca presença no combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil

Equipes da unidade do Governo de Goiás distribuem folders com orientações e, em seguida, decoram com flores jardim na entrada do hospital

Integrantes das equipes do serviço social e da psicologia do HMI, que organizaram a ação na unidade

Para marcar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realizou uma ação na manhã de terça-feira, 18, para conscientizar pacientes e colaboradores sobre a data.

As equipes de Psicologia e do Serviço Social da unidade, responsáveis pela ação, distribuíram folders com orientações e, em seguida, decoraram com flores a grama localizada na entrada do hospital. “O dia 18 de maio é uma data determinada oficialmente por lei em memória do caso da menina Araceli Crespo, de oito anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada na década de 70”, relembra a coordenadora do Serviço Social do HMI, Mariana Loyola.

A violência atinge diariamente crianças e adolescentes de todas as classes sociais, em várias idades e de diferentes formas. A coordenadora do setor de Psicologia da unidade, Flávia Zenha, destacou a importância de celebrar não só o dia 18, mas todos os dias do ano. “Essa luta é de toda a sociedade, que precisa se unir em defesa dos direitos das crianças e adolescentes que diariamente sofrem qualquer tipo de violência”.  

O Materno-Infantil conta com o Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (AAVVS), composto por profissionais especialistas, oferecendo atendimento e acolhimento às vítimas de algum tipo de violência que chegam à unidade. O AAVVS e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) também distribuíram panfletos informativos acompanhados com bombons para os profissionais do hospital.Denuncie

Havendo suspeita de possível crime de violência ou abuso sexual, denuncie pelo canal Disque 100. As denúncias também podem ser feitas na Polícia Militar, por meio do número 190, e para a Polícia Rodoviária Federal, pelo número 191.  O AAVVS do HMI funciona das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. Para contato, o número é (62) 3956-2954.

Patrícia Borges (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo