HMI apresenta resultados positivos com projeto Lean nas Emergências

Dados apontaram diminuição do tempo de permanência do paciente internado em diversos setores do hospital

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir Nascimento (HMI), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em apenas dois meses de implantação do projeto Lean nas emergências já apresentou os primeiros resultados positivos. O projeto é do Ministério da Saúde por intermédio do Proadi/SUS e em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Na última semana, o hospital recebeu a visita do pediatra Marcello Pedreira e do especialista de processos, Felipe Pinheiro Machado, ambos do Hospital Sírio-Libanês. Durante a visita, eles se reuniram com gestores e profissionais da unidade para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria utilizando as ferramentas do projeto, bem como capacitar as equipes.

Resultados

Na apresentação dos indicadores realizada pelo gerente médico do hospital, Assuero Seixas, gestor responsável pela aplicação das ações do projeto no HMI, os dados apontaram uma redução do tempo de permanência do paciente internado na obstetrícia (urgência, enfermarias e UTIs) entre oito a 12 horas e na pediatria (urgência, enfermaria e UTI) entre cinco a 12 horas. Também foram identificadas redução de 16 horas na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

De acordo com Assuero, isso se deve ao fato de haver maior agilidade e resolutividade nas pendências relativas à necessidade dos pacientes. “Importante ressaltar que a diminuição do tempo de permanência do paciente internado no hospital contribuirá com maior rotatividade de leitos e surgimento de mais vagas em menor espaço de tempo, gerando condições de atender e internar mais pacientes. E é vista como algo positivo quando se põe em perspectiva a segurança e saúde do próprio paciente”, destacou o gerente.

Outra informação adquirida nessa apresentação foi sobre a diminuição do indicador de superlotação no Pronto-Socorro Pediátrico de aproximadamente 19,63%, entre os meses de agosto e setembro, e de 61,89% ao considerarmos os dez primeiros dias de outubro; No Pronto-Socorro da Mulher a redução foi de 40,12% entre os meses de agosto e setembro e de 68,84% se considerarmos os dez primeiros dias de outubro.

Visão dos colaboradores

Os colaboradores se sentiram ainda mais incentivados ao conhecerem os resultados. “Hoje, percebemos que temos a resolução mais rápida e assertiva em relação ao giro de leito, o que gera aumento de fluxo. Acredito que ainda haverá mais melhorias”, pontuou o coordenador de enfermagem do Pronto-Socorro Pediátrico, Nilson de Souza.

Segundo a diretora técnica do HMI, Sara Gardênia, esses resultados foram atingidos graças à utilização das ferramentas do Lean implantadas no hospital. “Por meio delas, criou-se uma cultura de disciplina. Fica mais fácil identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. Por exemplo, por meio do Daily Huddle – reuniões nas quais, com agilidade e resolutividade, ocorre uma comunicação efetiva através de uma maior integração entre as equipes e participação ativa multidisciplinar – quando são avaliadas as gestões de rotina e notificadas pendências para maior praticidade nas resoluções das mesmas”, avaliou. O Huddle é realizado duas vezes ao dia.

O representante do Sírio-Libanês, Marcelo Pedreira, disse que a unidade vem correspondendo à expectativa. “A equipe, em geral, está engajada e quer fazer com que as mudanças aconteçam. A comunicação melhorou muito. Mas ainda precisa de uma participação mais efetiva nas reuniões”, salientou.

Sobre o Lean nas Emergências

O projeto Lean visa promover melhorias nos processos da unidade hospitalar baseado em diminuição do tempo e custo com maior qualidade do serviço, otimizando a capacidade de cada colaborador dentro da unidade para atendimento ao paciente. O objetivo é assegurar fluxos contínuos e cortar desperdícios e retrabalhos para reduzir a superlotação nas unidades de urgência e emergência por meio de sistema de gestão que padroniza processos internos, reduz o tempo de permanência e traz maior efetividade e produtividade ao serviço prestado à sociedade.

Marilane Correntino, da Comunicação do IGH

Foto: Divulgação/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo