HMA agora se chama Cremic

A unidade é pioneira na oferta de prática de medicina integrativa para os usuários do SUS A partir deste ano o SUS passa a oferecer em todo o país 19 práticas integrativas complementares, entre elas a fitoterapia, ayurveda, quiropraxia, entre outras mais tradicionais, como acupuntura e homeopatia. Em Goiás, o Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), o antigo Hospital de Medicina Alternativa, oferece este tipo de atendimento desde 1987. É ali que a recepcionista Vera Lúcia da Silva buscou tratamento para uma grave crise de hérnia de disco em 2012 e hoje, bem melhor, faz uma sessão semanal de fisioterapia e quiropraxia para manter a coluna lombar livre de dores. Vera buscou ajuda quando a unidade se chamava Hospital de Medicina Alternativa e agora se chama Cremic.

Ailton Bezerra de Oliveira, diretor geral do centro, explica que a mudança de nome define melhor o perfil da unidade. “O atendimento é ambulatorial e não realizamos internações, como ocorre em um hospital”, esclarece o administrador. “O nome pode ter mudado, mas continua sendo bem atendida”, garante Vera. O Cremic herdou do HMA a farmácia homeopática e o horto medicinal, usados no tratamento complementar de pacientes portadores de doenças crônicas, infecciosas e dermatológicas.

O Cremic oferece, na área médica, as especialidades de Homeopatia e Acupuntura e Fitoterapia como método terapêutico, a Fitoterapia. Na área complementar, o centro oferece a Ayurveda (prática indiana) e as práticas chinesas Reike, Auriculoterapia, Ventosa Terapia e Moxabustão. Em média, o Ambulatório atende 200 pacientes por dia. Oliveira informa que o acesso ao Cremic é feito por meio do Complexo Regulador Municipal de Goiânia, que faz encaminhamentos de todo o Estado. O paciente marca uma consulta médica em um Cais (Goiânia) ou Unidade Básica de Saúde (interior) e pede o encaminhamento para o Cremic, quando é feito agendamento para uma outra consulta na unidade. A equipe multiprofissional conta com Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Técnicos de Enfermagem e Engenheiro Agrônomo. De filho para mãe A dona de casa Selma Luciana de Lima, de 44 anos, moradora do Setor Pedro Ludovico, frequenta o Cremic há 23 anos, quando se chamava ainda Hospital Medicina Alternativa.

Ela chegou ao HMA em busca de tratamento para os problemas de bronquite, asma e alergia do filho, então com seis meses de idade. “Ele fez o tratamento durante 20 anos e, graças aos medicamentos oferecidos aqui, ele hoje é um rapaz forte e saudável”, conta Selma. Em 2016, Selma retorna ao Cremic, mas desta vez em busca de tratamento para si. Com sintomas de depressão, alergia e artrose na coluna, a dona de casa iniciou uma terapia com sessões de acupuntura. “Os resultados são bem satisfatórios. Depois da cura do meu filho, chegou a minha vez de usufruir os tratamentos oferecidos pelo centro”, afirma Selma. “Eu indico o Cremic para os meus conhecidos”.

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS OFERECIDAS PELO CREMIC

Reiki: Técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.

Yoga: É uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente. Acupuntura: A Acupuntura é uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio (homeostase) através de aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo (meridianos).

Fitoterapia: A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e/ou cura das doenças. As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la.

Homeopatia: É um sistema de medicina que envolve o tratamento do indivíduo com substâncias altamente diluídas, com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura. Com base em seus sintomas específicos, um homeopata irá coincidir com o medicamento mais adequado para cada paciente.

Auriculoterapia: A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo. Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Moxabustão: técnica não invasiva que utiliza o calor gerado pela queima da erva Artemísia no tratamento de dores musculares, induzindo ao relaxamento, diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea. A moxabustão também causa efeitos positivos no sistema imunológico.

Magnetoterapia: A magnetoterapia é uma alternativa de tratamento natural que utiliza ímanes e seus campos magnéticos para aumentar o movimento de algumas células e substâncias corporais, como a água, de forma a obter efeitos como diminuição da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, por exemplo.

Ventosaterapia: É um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele. Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo