HGG realiza Semana da Psicologia com cinco dias de homenagens

Entre os dias 23 e 27 de agosto, unidade do Governo de Goiás promove ações como webinar sobre a psicologia hospitalar nos tempos atuais

Psicólogas ao lado da arquiteta Izabel Ivon, com vaso de orquídea oferecido pelo HGG

Para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou diversas ações entre segunda e sexta-feira (23 a 27/8), com o objetivo de homenagear os profissionais que atuam na unidade do Governo de Goiás. Durante a semana, foram realizadas ações como o webinar “Desafios da psicologia Hospitalar nos tempos atuais", exposição com fotos do dia a dia dos psicólogos, sala sensorial e crachás afetivos para os profissionais.

Dentro do HGG, a psicologia tem atuação nas Clínicas Médica e Cirúrgica, no Centro de Terapia Intensiva (CTI), Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp), Setor de Transplantes, Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), Programa Transexualizador (TX), Núcleo de Orientação Interdisciplinar da Sexualidade (Nois) e Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Ao todo, são 11 psicólogos, um tutor da resistência e quatro residentes que atuam na unidade.

De acordo com a diretora multidisciplinar, Rogéria Cassiano, a ação foi um sucesso, agradando a todos os colaboradores. "A ideia era mostrar um pouco sobre as diferentes áreas de atuação dos profissionais na unidade de saúde e também proporcionar um momento de descontração e relaxamento para os demais colegas que, neste momento de pandemia, estão passando por momentos de estresse, angústia e perda", comenta a diretora.

Uma das ações desenvolvidas foi a introdução do crachá afetivo para os profissionais que atuam na ala Covid, CTI e Napp. A psicóloga Carolline Silva Borges, atuante no CTI, foi quem repassou a ideia de ter um crachá afetivo. Segundo ela, o objetivo é resgatar a identidade dos profissionais do HGG para os pacientes internados. "Poder mostrar para os pacientes como são as características de cada um, como é o cabelo, um adorno que combine, o jeito de vestir", explica.

O webinar, realizado no dia 24 de agosto, contou com a participação do pós-doutor e doutor em psicologia, professor de graduação e pós-graduação, presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª região (CRP), Wadson Gama. A mediação ficou a cargo da mestre em ciências da saúde, e psicóloga hospitalar no HGG, Camila Santos Paiva.

Sala sensorial
Você é feliz todos os dias? É grato pelas coisas simples? Foi com essa proposta de resgate de emoções e sentimentos que a equipe de psicologia do HGG criou a sala sensorial para receber os colaboradores. Já no corredor, era possível sentir o perfume do lugar, uma recepção acolhedora e um ambiente climatizado, com baixa iluminação e música. Também na sala, havia acesso a poltronas confortáveis e uma imersão com a equipe de psicologia nos sentimentos. 

"A sala sensorial remete aos sentimentos e às emoções que dentro do trabalho ficam tão esquecidas. Nosso propósito é justamente esse resgate de que o colaborador possa estar em contato consigo mesmo", explica Eutânia Filgueiras, psicóloga da unidade.

A nutricionista Tatiane Alves esteve na sala sensorial e elogiou a ação. "A experiência foi maravilhosa. Eu nem lembrei que estava no meu ambiente de trabalho. Eu resgatei todas as memórias afetivas que as psicólogas apresentaram para gente: momentos da infância, momentos em casa, com a família, com as pequenas coisas que te dão alegria e satisfação", afirma.

A arquiteta Izabel Ivon de Morais, dona de uma loja de decoração, colaborou voluntariamente para a realização da sala sensorial. Ela também presenteou a unidade de saúde com dois brindes, que foram sorteados entre os profissionais. Em agradecimento, a direção do hospital homenageou Izabel com a entrega de uma orquídea.

Flávia Rocha e Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo