HGG realiza Semana da Fonoaudiologia com atividades e palestras informativas

Atividade faz alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado no dia 9 de dezembro

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), celebrou no último dia 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo, com uma série de atividades sobre o Serviço de Fonoaudiologia do HGG, com o objetivo de informar pacientes por meio de palestras sobre a atuação da especialidade na unidade, além de promover blitz informativa para os colaboradores reforçando as características do atendimento dos fonoaudiólogos no hospital. Além disso, os colaboradores do HGG puderam desfrutar de uma apresentação musical da pianista Marine Caiado, que animou a manhã dos presentes na unidade, com clássicos da música brasileira e canções internacionais. 

As fonoaudiólogas do HGG, Alessandra Rebouças e Gabriela Coimbra, contaram que a blitz da fono, por exemplo, tinha como função alertar os profissionais da linha de frente do atendimento sobre os sinais e sintomas da disfagia em pacientes, evitando assim, a broncoaspiração. “Aproveitamos o momento para elucidar sobre as diversas áreas de atuação da equipe de fonoaudiólogos do HGG. Foi um momento leve e de muito aprendizado, também distribuímos panfletos com informações adicionais.”

A enfermeira do HGG, Maria José de Oliveira Neves, atua na unidade de saúde há 11 anos. Ela conta que adorou participar das atividades. “A ação da fono foi muito interessante, pois chamou dos profissionais de saúde sobre a dieta em pacientes acamados, sobre como ofertar os alimentos, foi muito produtivo. Essas orientações mais rápidas prendem mais a atenção dos colaboradores, eu gostei muito. A equipe da fono está de parabéns. Que a gente tenha mais palestras curtas e rápidas, elas são de grande valia pra gente”, considerou.

Serviço de Fonoaudiologia no HGG
No Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG a história da fonoaudiologia iniciou-se nos anos 1990, com os serviços ambulatoriais de linguagem, motricidade oro-facial seguido da atuação fonoaudiológica na internação e audiologia nos anos subsequentes. Atualmente, o Serviço de Fonoaudiologia do HGG é desenvolvido nas Unidades de Terapia Intensiva, Clínica Médica e Cirúrgica, além da ala de Cuidados Paliativos e ambulatorial nos Programas de Controle e Cirurgia da Obesidade, bem como no processo transexualizador, realizado pelo Ambulatório TX.

Em 2022, a equipe de fonoaudiologia do HGG ampliou a assistência ao usuário por meio da implantação do recurso de Laserterapia, bem como o exame de Videoendoscopia da deglutição que é considerado padrão ouro no diagnóstico de disfagia. A implantação dessas ações impactou de forma positiva tanto a assistência, quanto no Ensino e pesquisa da Unidade de saúde.

Texto e fotos: Suzana Meira/Idtech 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo