HGG realiza mais uma edição do Saúde na Praça com foco na prevenção à asma

Nesta quarta-feira, 21 de junho, a partir das 7h, população contará com aferição da pressão arterial, teste de diabetes e orientações de fisioterapeutas e pneumologistas do hospital

Nesta quarta-feira, 21 de junho, Dia Mundial de Prevenção à Asma, o Hospital Alberto Rassi (HGG) realiza mais uma edição do Projeto Saúde na Praça, com serviços de saúde e orientações à população, na praça Abrão Rassi, em frente ao HGG. Das 7h às 13h, técnicos de enfermagem estarão realizando aferição da pressão arterial e teste de diabetes. Haverá ainda orientações com fisioterapeutas do hospital que darão dicas de exercícios que facilitem a respiração, já que muitas vezes os asmáticos respiram pela boca de forma superficial e sofrem com as constantes faltas de ar, e de pneumologistas, que alertarão os pacientes sobre os cuidados com a saúde neste período do inverno, com baixa umidade do ar e maiores índices de poluição.

Doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão, a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2015. Segundo o DATASUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, a asma é responsável por mais de 350 mil internações anuais no SUS. Seus principais sintomas são dificuldade respiratória (falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito e ansiedade. Os problemas ocorrem porque os brônquios do asmático são mais sensíveis e tendem a reagir de forma mais abrupta quando há exposição aos diferentes desencadeadores da doença: frio, mudança de temperatura, fumaça, ácaros ou fungos, e até mesmo odores fortes.

Serviço:

O QUÊ: Saúde na Praça – Dia Mundial de Prevenção à Asma

QUANDO: 21/06/2017 (terça-feira)

HORÁRIO: 7 às 13 horas

LOCAL: Estacionamento do Hospital Alberto Rassi – HGG

Fonte: HGG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo