HGG realiza ações de prevenção em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ 

Durante o evento, aproximadamente 80 pacientes serão contemplados com exames preventivos

O Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Desvios da Diferenciação Sexual – Ambulatório TX do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, realiza de 27 a 29 de junho, ações de prevenção de câncer de colo do útero e câncer de próstata para pacientes do Projeto TX da unidade, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira, 28. A iniciativa tem como objetivo fomentar ações sociais, que visam aumentar a visibilidade das pessoas LGBTQIA+, especialmente a dos transexuais, promovendo a superação do preconceito e da discriminação. Durante o evento, aproximadamente 80 pacientes serão contemplados com exames preventivos.

As ações tiveram início nesta segunda-feira, 27, com a realização de cirurgias plásticas como mastectomias e plásticas mamárias, ligadas ao processo transexualizador, que serão realizadas até a próxima quinta-feira. Além disso, os pacientes da unidade de saúde também contarão com palestra informativa sobre câncer de colo uterino em pacientes LGBTQIA+.

A coordenadora do Ambulatório TX do HGG, a médica ginecologista Margareth Giglio, comenta que a ação é um diferencial da unidade, pois ela oferta exames que não são disponibilizados pelo Sistema único de Saúde (SUS), para pessoas trans. “Apesar do Ambulatório TX ser regulado pelo SUS, quando tem ações associadas ao gênero, os pacientes  não conseguem efetivar os procedimentos. Por isso, o HGG promove ações como esta, onde proporciona exames e oportunidades para uma população que tem dificuldade de acesso a exames básicos, devido seu processo transexualizador.”

A médica explica ainda que um homem trans, por exemplo, já teve seu gênero atualizado na carteira de identidade, porém, em seu corpo, ele tem um útero. “Esse paciente passou por uma transformação, mudou seu gênero do feminino para o masculino. Com isso, ele não consegue fazer o exame de prevenção do câncer de colo uterino porque o sistema de procedimentos do SUS não autoriza este exame para o gênero masculino. O mesmo vale para mulheres trans, que não conseguem realizar o exame preventivo de câncer de próstata. Então, essa oportunidade aqui no HGG é muito significativa para a população”, considerou.

Ambulatório TX
O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG criou em 2017 o Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Desvios da Diferenciação Sexual – Ambulatório TX. O projeto exclusivo da unidade de saúde tem como objetivo oferecer atendimento e acompanhamento médico e multiprofissional a transexuais, travestis e outras identidades de gênero.

Além disso, realiza cirurgias e acompanhamentos pré e pós-operatórios, com o objetivo de proporcionar atenção especializada no Processo Transexualizador. São disponibilizados procedimentos como histerectomia (retirada do útero), mamoplastia (retirada da mama), prótese mamária, tireoplastia (redução do Pomo de Adão) e redesignação sexual (neocolpoplastia – construção de neovagina). Desde então, já foram realizadas 5.718 consultas das mais diversas áreas e 22 cirurgias, atendendo homens e mulheres trans. Desde a sua criação, já passaram pelo serviço cerca de 600 pacientes e, atualmente, mais de 350 são acompanhados regularmente no ambulatório.

O HGG foi a primeira unidade pública estadual a oferecer tal serviço em Goiás com atendimentos ambulatoriais, estabelecendo uma rede de cuidados e de acordo com as normatizações do Ministério da Saúde nas especialidades de ginecologia, cirurgia plástica, psiquiatria, urologia, psicologia e fonoaudiologia. Na parte ambulatorial são realizadas ações de acompanhamento clínico e hormonioterapia, destinados a promover atenção especializada no Processo Transexualizador.

Serviço: Ações de prevenção em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Data: 27 a 29 de junho
Horário: 13 às 19 horas

Programação

  • 28 e 29/06 às 13 horas – Palestra sobre câncer de colo uterino em pacientes LGBTQIA+
  • 27 a 30/06 – Realização das cirurgias plásticas ligadas ao processo transexualizador – mastectomias e plásticas mamárias
  • 28 e 29/06 – Exames de prevenção de câncer de próstata para mulheres trans
  • 28 e 29/06 – Exames de prevenção de câncer de colo do útero para homens trans
  • 27 a 30/06 – Disponibilização de ultrassom de mama (para homens e mulheres trans)  e pélvica (para mulheres trans)

Texto: Suzana Meira/Idtech
Foto: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo