HGG promove sarau virtual para pacientes, acompanhantes e colaboradores 

Na nova modalidade tecnológica, a tradicional ação cultural realizada pela unidade de saúde do Governo de Goiás é inaugurada pelo cantor Xexéu

Celular na mão, olhos atentos e pezinhos dançantes, assim foi o clima pelos leitos do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade do Governo de Goiás, na quinta-feira, 16. O motivo de tanta animação foi a primeira edição especial do Sarau do HGG em formato virtual, que foi disponibilizado nas TVs da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos halls de cada andar, além de ser tocado em caixas de som nas alas de enfermaria e no celular de todos os pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade, que também oferece conexão wi-fi gratuita para essa interação. A ideia é entreter os usuários do hospital por meio da música, mas sem deixar de lado as medidas de segurança atualmente em vigor.
 
O primeiro artista a aderir a ideia e fazer sua live na unidade de saúde foi o cantor Xexéu, que já é um velho conhecido do Sarau. Músico voluntário no projeto desde o início, Xexéu diz que essa é uma oportunidade ímpar de fazer com que a magia da música chegue a todos os lugares, inclusive aos leitos hospitalares. 

"Quero deixar a minha satisfação em participar desse sarau virtual registrada. Em meio a essa pandemia, a internet nos permite levar a música até mesmo para quem está se recuperando no hospital. Fico muito feliz de ter recebido esse convite e de poder participar desse momento único e especial na vida dos meus queridos pacientes e colaboradores do HGG. Fica a certeza de que a música é sim um grande remédio para todos nós", comenta o artista.
 
Projetos de humanização
Implementado há sete anos, o Sarau faz parte dos projetos de humanização do HGG e leva, semanalmente, artistas voluntários ao hospital. As apresentações são realizadas em todas as áreas comuns da unidade, com revezamento semanal, e algumas são itinerantes. Realizado tradicionalmente às quintas-feiras, o projeto estava suspenso desde o início da pandemia ocasionada pelo coronavírus. 

De acordo com a diretora de Serviços Multiprofissionais do hospital, Rogéria Cassiano, "foi preciso suspender temporariamente as apresentações presenciais do sarau por recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) relacionadas a aglomeração de pessoas, que é um fator que facilita o contágio pelo coronavírus. Para nós, a segurança e bem-estar dos pacientes estão em primeiro lugar", afirma a diretora.
 
Além de entreter, o Sarau do HGG também ajuda na recuperação física e mental dos pacientes, uma vez que leva distração e alegria ao ambiente hospitalar. Por isso, para a alegria dos pacientes e acompanhantes, o Sarau do HGG ganhou sua versão virtual enquanto durar a pandemia do Covid-19. 

"Do ponto de vista da psicologia, essa é uma ação que faz toda a diferença na vida de quem está se recuperando de algum problema de saúde. Nós sabemos que o tratamento físico é fundamental, mas também sabemos que o bem-estar emocional tem impacto direto nessa recuperação, por isso atividades de humanização como as oferecidas pelo HGG são tão importantes na vida dos usuários do nosso hospital", comenta Rogéria, que também é psicóloga.
 
Emocionado
A opinião de quem participou da apresentação como espectador não é diferente. André Pereira Lemes está internado no HGG com um problema no fígado. Muito emocionado ao ver a apresentação pelo celular, ele também fez questão de caminhar até o hall do 4º andar do hospital para assistir ao espetáculo pela TV. "Esse tipo de coisa ajuda demais a gente. Eu estou aqui internado, e ter um momento assim faz toda a diferença. Eu entrei no wi-fi do próprio hospital, me mandaram o vídeo e posso ver aqui no celular ou na televisão. Isso anima demais, ajuda a gente a querer se recuperar ainda mais rápido", comemora André.

 

Lucas Dellamare (texto e foto)/Idtech
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo