HGG promove palestra sobre diabetes para pacientes do AMA

Residente do serviço de endocrinologia da unidade de saúde do Governo de Goiás esclarece dúvidas de pacientes e acompanhantes que aguardavam por consulta no ambulatório

Residente Mariana Diniz Prado fala sobre diabetes com pacientes e acompanhantes do HGG

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu, na sexta-feira (18/11), uma palestra ministrada pela residente do serviço de endocrinologia do HGG, Mariana Diniz Prado, com a temática diabetes. O conteúdo foi destinado aos pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade do Governo de Goiás. 

A profissional explicou o que é o diabetes, quais os tipos existentes, as medidas de prevenção e meios de tratamento. Mariana também fez o alerta sobre os principais cuidados para evitar o diagnóstico. "As ações para evitar o diabetes são a manutenção do peso, ou perda de peso, no caso de quem está com sobrepeso ou obesidade, fazer uma dieta com menos carboidrato e aumentar o consumo de salada, frutas e fibras. Também é necessário praticar alguma atividade física regular, sendo recomendados, no mínimo, 150 minutos de atividades por semana", destacou. 

A paciente Lucineide Ribeiro, de 45 anos, é moradora de Inhumas e aguardava por consulta no HGG. Ela contou que é diabética e já faz acompanhamento no Centro Estadual de Atenção ao Diabético do HGG (Cead). Lucineide esteve atenta a cada momento da palestra, e declarou que gostou muito da iniciativa. "Eu amei a palestra, já que esse é um assunto do meu interesse. Acho muito importante ações como essa, pois serve para abrir a mente das pessoas para o assunto, além de alertar e orientar também." 

Outra paciente que também acompanhou atentamente as orientações repassadas pela profissional de saúde foi a Maria Célia Pereira Damasceno, de 65 anos. "Achei ótima a palestra. Muitas pessoas interagiram, tiraram dúvidas, assim como eu, que também fiz várias perguntas. Então, esse momento é muito importante para levar o conhecimento para as pessoas dentro do hospital. Aqui nós temos pessoas de várias cidades e idades, então é muito bom poder alertar sobre os vários tipos de problemas", destacou.

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo