HGG investe em tecnologia com novos computadores

Com investimentos repassados pela SES, a troca de cem equipamentos vai dar ainda mais agilidade aos atendimentos na unidade do Governo de Goiás

Com design compacto, computadores contam com o que há de mais atual no mercado

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG)  fará a substituição de cem computadores, na maior troca do parque tecnológico da unidade do Governo de Goiás desde que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumiu a direção do hospital. O investimento, de aproximadamente R$ 500 mil, é respaldado em portaria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) que destinou os recursos, que serão aplicados em tecnologia da informação (TI) e outras áreas do HGG.

De acordo com o coordenador de TI do hospital, Guilherme Barbosa, essa substituição tem como objetivo a atualização do parque tecnológico da unidade, pois os equipamentos já têm mais de dez anos de utilização e, além das recorrentes manutenções, apresentavam sistemas operacionais obsoletos, que já não recebem suporte da fabricante. "Com isso, além da agilidade, principalmente nos processos de atendimento ao paciente, trarão um incremento na confiabilidade e segurança da estrutura computacional do hospital", comenta.

Os computadores adquiridos contam com o que há de mais atual nos desktops para uso profissional do mercado. Além disso, o design compacto dos equipamentos permite maior aproveitamento do espaço nas estações de trabalho. "Com a chegada desses computadores, poderemos adequar as situações tanto em relação à segurança da informação, com um sistema operacional mais novo, quanto na performance e desempenho, o que irá proporcionar agilidade na rotina de trabalho dos colaboradores", avalia o coordenador.

Celeridade
Segundo o responsável pela parte de infraestrutura da do setor de TI do HGG, João Paulo de Souza, foi realizado um procedimento nomeado de clonagem, que consiste na cópia do sistema operacional das máquinas, no qual é padronizado com os aplicativos que são utilizados no parque computacional. "O processo trouxe grande celeridade na disponibilização das máquinas, sendo que em uma semana todas estavam prontas.", comentou. 

Com isso, todos os equipamentos terão o mesmo sistema operacional, softwares e aplicativos. Além disso, todas as máquinas que serão retiradas deverão ter um laudo técnico do setor de T Informação do HGG para devolução à SES-GO.

Flávia Rocha (texto e foto)/Idtech
 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo