HGG aplicará termo de compromisso para diminuir número de faltas de pacientes

 

Usuários do Ambulatório de Medicina Avançada – AMA do Hospital Alberto Rassi – HGG assinarão documento que aponta o limite de faltas permitidas às consultas. Novo método passou a valer no dia 4 de abril

Com o objetivo de diminuir o índice de absenteísmo dos pacientes às consultas do Ambulatório de Medicina Avançada – AMA, o Hospital Alberto Rassi – HGG passou a aplicar, no dia 4 de abril, um termo de compromisso para a realização das consultas médicas e multiprofissionais. O documento, que será assinado pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento da confirmação da consulta, tem como finalidade conscientizar os pacientes para a quantidade limite de faltas e diminuir o índice de consultas desperdiçadas que chega a 20% ao mês.

Pelo termo de compromisso, o paciente ficará ciente que o máximo de faltas permitidas será de duas consecutivas ou quatro alternadas no período de um ano. Caso o usuário extrapole essa quantidade limite de absenteísmo ele receberá alta hospitalar e voltará para a rede básica de saúde do seu município, onde deverá passar por todo o processo de regulação para retomar o tratamento. Além disso, o termo será anexado ao prontuário do paciente, que mostra o histórico de consultas.

O gerente do Ambulatório da unidade hospitalar, Gentil Queiroz, explica que por dia pelo menos 110 pacientes não comparecem às consultas agendadas e não comunicam previamente à administração, o que gera um índice de cerca de 20% de absenteísmo no final do mês. Ele pontua que a aplicação do termo de consentimento não será para punir o paciente faltoso, mas sim para conscientizá-lo e preservar também a vaga do usuário que precisa do atendimento. “Quando um paciente falta a consulta e não nos comunica, ele automaticamente está tirando a vaga de outra pessoa.”

Um relatório elaborado pela gerência do Ambulatório aponta que as principais causas que fazem os usuários não comparecerem às consultas é o esquecimento da data e horário agendados, viagens, falta de interesse pelo tratamento, entre outros motivos. Gentil ressalta que a Central de Relacionamento está à disposição dos pacientes para confirmação das consultas e também para que os usuários avisem caso não possam comparecer à unidade com cinco dias de antecedência. “O paciente pode entrar em contato pelo telefone (62) 3209-9887 e avisar que não poderá ser atendido. Dessa forma, conseguimos até encaixar um outro usuário que esteja aguardando pela mesma consulta”, completa.

Fonte: HGG

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