Hetrin realiza treinamento sobre farmacovigilância

Ação realizada no hospital tem como objetivo reforçar protocolos de segurança em relação ao uso de medicamentos

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) realizou um treinamento sobre farmacovigilância com toda a equipe multidisciplinar da unidade, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem. O intuito da ação do hospital da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi reforçar os protocolos de avaliação, compreensão e previsão de efeitos adversos ou qualquer problema relacionado ao uso de medicamentos.

A qualificação foi desenvolvida pela coordenadora da farmácia, Jessyca Bessa, e apresentado pelos farmacêuticos Álvaro alves Pereira, Amanda Natália da Silva, Andressa dos Santos Barcelos e Jordana Carla Costa da Silva.

Durante a ação, os palestrantes falaram um pouco mais sobre a identificação das causas dos eventos adversos (definitiva, provável, duvidosa/improvável e condicional) e a gravidade das intercorrências derivadas do uso de medicamentos (leve, moderada ou grave). A profissional ainda reforçou a importância da notificação imediata e detalhada do evento adverso para os demais colaboradores da área. A ação visa a investigação e a resolução do caso de maneira mais rápida e eficaz para garantir a segurança do paciente.

Os medicamentos estão sujeitos a uma avaliação rigorosa de eficácia, qualidade e segurança, prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entretanto, algumas reações adversas a medicamentos (RAM), muitas vezes raras e/ou graves, somente são identificadas após o primeiro uso ou por um longo período de tempo de consumo.

Por isso, é de extrema importância a vigilância pós-comercialização, papel da farmacovigilância, que realiza o monitoramento constante dos medicamentos.

A área preza pela proteção dos usuários de eventuais danos causados pelo uso inicial e/ou contínuo, por meio da identificação precoce dos riscos – o que garante maior segurança dos pacientes

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo