Herso realiza tipagem sanguínea de seus colaboradores

Objetivo da unidade estadual de saúde em Santa Helena de Goiás é formar banco de dados para estimular a doação de sangue e colaborar com os estoques do Hemocentro

No Herso, 94 colaboradores aderiram voluntariamente à campanha de incentivo à doação de sangue

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (Herso) realizou a tipagem sanguínea dos colaboradores para formar um banco de dados que possa auxiliar na captação de sangue no Hemocentro. O objetivo é direcionar, principalmente, doadores de tipos de sangue cujos estoques estejam em níveis mais críticos.

No total, 94 colaboradores aderiram voluntariamente à campanha, dos quais dez do tipo "O" negativo que, por ser mais raro, costuma apresentar maior déficit nos estoques. Apesar de ser doador universal, pessoas com sangue "O" negativo só podem receber doações desse mesmo tipo sanguíneo.

A partir de agora, o exame que detecta o tipo sanguíneo será realizado no momento da contratação de novos profissionais e essas informações passarão a integrar o banco de dados do hospital. O Herso utiliza bolsas de sangue do Hemocentro e, com a cooperação voluntária dos colaboradores, pretende contribuir para que os estoques estejam frequentemente abastecidos.

Myla  Alves (texto e foto)/IPGSE

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo