Hemu recebe visita de neonatologista e professor de universidade canadense 

Médico brasileiro conhece UTI neonatal e promove palestra sobre ventilação mecânica não invasiva a profissionais da unidade do Governo de Goiás

Guilherme Sant’Anna, que atua no Canadá desde 2001, ministra palestra a profissionais do Hemu

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal  (Utin) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) recebeu, nesta sexta-feira (18/3), a visita técnica do professor associado de pediatria da McGill University e neonatologista do Montreal Children’s Hospital, do Canadá, Guilherme Sant’ Anna.

O médico brasileiro, que é do Rio de Janeiro, atua no Canadá desde 2001 e está em Goiânia a convite da Sociedade Goiânia de Pediatria visitando algumas unidades de saúde e ministrando palestras sobre neonatologia. O objetivo é agregar conhecimentos e ensinamentos de boas práticas sobre o assunto.

Durante a visita as Utins, o profissional pôde conhecer como funciona essas unidades e a assistência prestada aos pequenos pacientes.  No auditório do Hemu, o médico ministrou uma palestra para os profissionais da assistência sobre o método Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). A sigla em inglês significa pressão positiva contínua nas vias aéreas, método de ventilação mecânica não invasiva.

O tema trouxe informações importantes sobre o procedimento, que pode contribuir positivamente para a melhoria da assistência multiprofissional aos prematuros. Guilherme destacou a importância do fisioterapeuta na sala de parto e também de bolsas de sangue de prontidão. "É fundamental ter, pelo menos, duas bolsas de sangue ‘O’ negativo durante procedimento de reanimação. Essa precaução salva vidas", pontuou.

Experiências
Na oportunidade, os colaboradores aproveitaram para tirar algumas dúvidas e Guilherme Sant’Anna destacou o interesse dos profissionais. "Percebi que esta unidade tem uma equipe muito dedicada, com muita vontade de fazer o correto,  de aprender. Foi um prazer conhecer o hospital e dividir experiências", afirmou.

Segundo a coordenadora médica da Neonatologia da unidade do Governo de Goiás, Sandra Afiune, essa visita foi de grande contribuição. “Essa troca de experiência visa melhorar a assistência neonatal, além de estimular a equipe multiprofissional na atuação segura do prematuro extremo", avalia a médica.

“Nos sentimos privilegiados com a visita de um médico tão renomado. Com certeza, o compartilhamento de sua experiência contribuirá  para a melhoria na assistência prestada e nas práticas aplicadas junto aos prematuros", avaliou a gerente de Enfermagem, Luzia Helena Berigo.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo