Hemorrede lança campanha em parceria com Conselho de Psicologia

Ação da unidade do Governo de Goiás integra comemorações pelo Dia do Psicólogo e conclama os profissionais da área a salvarem vidas pela doação de sangue

Representantes da Hemorrede e do Conselho Regional de Psicologia: parceria pela vida

Teve início na segunda-feira, 24, as comemorações pelo Dia do Psicólogo realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP09), com a abertura do seminário "58 anos da psicologia como ciência e profissão no Brasil", que vai até a sexta-feira, 28. A convite do presidente do conselho, Wadson Arantes, a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart, participou da abertura do evento e reforçou o convite a todos os psicólogos do Estado para participarem da campanha "Psicologia até no sangue – doe sangue, doe vida". "Essa será uma oportunidade para que os profissionais de psicologia possam comemorar essa data de uma forma diferente: salvando vidas, através da doação de sangue", 

Para Wadson Arantes, a campanha reforça o papel do conselho na comunidade, que está tão sensível neste momento de pandemia. "Esta é uma atitude que vai além do ato profissional, e nós sabemos o quanto a doação é essencial para salvar vidas, especialmente em um momento tão preocupante de pandemia em que todo o mundo vive. Neste mês dedicado aos psicólogos, teremos diversas ações envolvendo toda a categoria e não poderíamos deixar de fazer a nossa parte e de engajar nossos profissionais", destaca.

Durante toda esta semana, sempre a partir das 19 horas, profissionais de todo o País poderão participar do evento, que acontece de forma on-line e é transmitido pela plataforma Zoom. A programação reúne debates, mesas-redondas e homenagens. Para participar, os interessados devem se inscrever, via plataforma Sympla, nas salas virtuais que estarão disponíveis para a categoria.

Onde doar?
Os psicólogos podem participar da campanha em qualquer unidade da Hemorrede Pública de Goiás, em Goiânia ou Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Quirinópolis e Porangatu. Todas as unidades, que integram a rede de saúde do Governo de Goiás, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Atentos aos cuidados com o doador, a Hemorrede Pública de Goiás também criou o serviço de agendamento on-line, pelo site agenda.hemocentro.org.br e telefone 0800 642 0457, para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue. 

"O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19", ressalta Denyse. A ferramenta garante celeridade ao atendimento nas unidades de todo o Estado.

Quem pode doar?
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

 

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo