Hemorrede de Goiás passa a contar com novo hemoglobinômetro

Aparelho é capaz de aferir a taxa de hemoglobina no sangue sem uso de agulhas e faz do Hemocentro um dos primeiros bancos de sangue públicos do país a contar com a tecnologia

Pensando no conforto e na segurança dos doadores de sangue, a Hemorrede Pública do Governo de Goiás passará a contar com um novo equipamento para aferição da taxa de hemoglobina, que é um teste rápido realizado antes da doação para se certificar que o doador não está anêmico no ato da coleta de sangue. Até então, esse teste era realizado pela análise de uma gota de sangue coletada na polpa da digital do dedo anelar. Agora, esse processo será feito por meio de um equipamento chamado hemoglobinômetro que, quando colocado no dedo, emite um sinal óptico que consegue realizar a contagem da hemoglobina sem o uso de agulhas. Além disso, o equipamento também afere os batimentos cardíacos por minuto do doador, potencializando a segurança de todo o processo. Entre os bancos de sangue públicos, a Hemorrede de Goiás é a quarta do país e a primeira de Goiás a contar com essa tecnologia não invasiva para o teste de triagem.

Para que o novo equipamento seja implantado em todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás, a enfermeira representante da distribuidora nacional do aparelho, Rachel Braga, ministrou um treinamento individualizado aos colaboradores do Hemocentro Coordenador e gravou uma videoaula destinada aos colaboradores do interior. Segundo ela, esse é um aparelho medidor de hemoglobina não invasivo e de fácil utilização que oferece o máximo de conforto aos doadores, uma vez que não é necessário furar o dedo. "O resultado sai em cerca de um minuto e tudo fica registrado pelo equipamento, caso o resultado precise ser acessado posteriormente. Além disso, o aparelho pode ser conectado à rede para que esses resultados sejam compartilhados no sistema", explica a Rachel.

Do ponto de vista de um dos colaboradores mais antigos do Hemocentro de Goiânia, Lourivaldo de Almeida, que atuou como coordenador da coleta de 2003 a 2009, alguns doadores ficavam receosos quanto ao furinho no dedo antes da doação de sangue, pois acreditavam que aquilo poderia doer, mas que agora isso mudará com a chegada do novo hemoglobinômetro. Lourivaldo, que hoje atua na farmácia do Hemocentro, trabalha na unidade há mais de 20 anos. Segundo ele, ver o avanço pelo qual a Hemorrede está passando o deixa cheio de alegria. "Hoje meu coração está transbordando de alegria por poder presenciar e participar dessa transformação na vida dos doadores de sangue, especialmente aqui no Hemocentro, que é onde me dedico todos os dias a essa missão de ajudar as pessoas", comemora o profissional.

Além do conforto aos doadores e da satisfação dos colaboradores, o novo hemoglobinômetro que atenderá a Hemorrede de Goiás também trará segurança no diagnóstico e economia na compra de insumos descartáveis, como as lancetas retráteis para punção capilar. "Com essa aferição de forma não invasiva nós deixamos de utilizar insumos perfurantes, aumentando a segurança do colaborador e reduzindo a geração de resíduos infectantes e perfurocortantes", destaca a coordenadora de triagem e coleta do Hemocentro, Layane Marques.

SERVIÇO:

Hemorrede de Goiás passa a contar com novo hemoglobinômetro

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Avenida Anhanguera, 5195, setor Coimbra, Goiânia – Goiás

Lucas Dellamare (texto e fotos)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo