Hemocentro retoma agendamento para doação por bolsistas da OVG 

Estudantes que compõem o Programa Bolsa Universitária podem doar sangue como contrapartida ao benefício referente a 2020/2

Bolsista da OVG pode doar o próprio sangue, assim como mobilizar amigos e familiares para doarem

 
Uma parceria firmada entre o Hemocentro de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás, ambos do Governo de Goiás, tona possível a contrapartida às bolsas de estudo oferecidas pela OVG por meio da doação de sangue. Nesse sistema, o aluno bolsista pode doar o próprio sangue, assim como mobilizar amigos e familiares para que também realizem uma doação em seu nome. Para este segundo semestre de 2020, a data de início para a contrapartida se deu no dia 12 de agosto, por meio de agendamento.

De acordo com a Gerência de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho da OVG, esse agendamento das doações é essencial para que a contrapartida seja devidamente compensada. "Ressaltamos que somente têm validade como contrapartida aquelas doações de sangue que são realizadas mediante agendamento prévio, visto que, sem ele, o banco de sangue fica impossibilitado de realizar o lançamento da contrapartida", informa. 

Os agendamentos para doação de sangue devem ser feitos pelo Portal do Bolsista da OVG (https://sistemas.ovg.org.br/bolsistas/), para registro de compensação junto à instituição, e pelo site do Hemocentro (https://agenda.hemocentro.org.br/), para evitar aglomeração no ato da doação.

Contrapartida
A quantidade de bolsas doadas em nome de cada bolsista varia de acordo com a quantidade de horas de contrapartida geradas pela bolsa de estudos recebida – são duas bolsas para aqueles com contrapartida de 96 horas, três para 128 horas e quatro bolsas para 160 horas de contrapartida. 

De acordo com a diretora-geral do Hemocentro, Denyse Goulart, além de cumprir com a contrapartida do programa, os estudantes são convidados a refletir sobre a importância da doação de sangue. "Doar sangue, acima de tudo, é um gesto de amor pelo próximo. Hoje, apenas 2% da população é doadora de sangue, enquanto que a demanda por hemocomponentes não para de crescer”, define. 

“Uma iniciativa como essa, da OVG, que convida seus alunos bolsistas a doarem sangue como contrapartida ao benefício que recebem é de suma importância, não só para abastecer os estoques atuais, mas também para criar uma cultura de doação entre esse público, que na maioria é jovem. Desta forma, conseguimos enculturar a doação de sangue e fazer deste ato algo recorrente ao longo de toda a vida desse bolsista doador", enfatiza a diretora.

Quem pode doar
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

 

Lucas Dellamare (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo