Hemocentro promove entrega de painel confeccionado por hemofílicos

O Hemocentro de Goiás (Hemogo) realiza na próxima segunda-feira, 4 de setembro, cerimônia de inauguração do Painel em cerâmica vitrificada, material de argila confeccionado pelos pacientes portadores de hemofilia atendidos pela unidade e que fazem parte do Projeto Arteprofilaxia. O evento acontece às 8h30, no estacionamento do Hemocentro, e contará com a presença de pacientes e familiares dos hemofílicos, servidores, apoiadores, parceiros do projeto e público em geral.

O projeto é desenvolvido por uma equipe do hemogo coordenado pela médica hematologista Maria do Rosário Ferraz Roberti. A profilaxia é importante para o sucesso do tratamento. Reduz a dor crônica, melhora a mobilidade física e diminui a necessidade de cirurgias ortopédicas e indiretamente, melhora da qualidade de vida. O projeto proporciona uma forma dos pacientes hemofílicos retratarem o dia a dia por meio da arte em argila.

O Hemogo atende cerca de 500 pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, que contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar constituída por médicos hematologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, farmacêuticas, psicólogas, assistentes sociais e odontóloga.

O projeto arteprofilaxia tem por finalidade incentivar a adesão ao tratamento profilático e combater a resistência dos adolescentes e adultos com hemofilia, por meio de oficinas de artes manuais e educação continuada, com palestras e discussões buscando ressaltar a importância da profilaxia.

O evento vai contar com a apresentação dos pacientes que fizeram parte da primeira oficina de arteprofilaxia e a entrega do painel para os homenageados. Estará presente nesta ocasião a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), Tânia Pietrobelli.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo