Hemocentro promove ação em parceria com Associação dos Hemofílicos

Evento no Lago das Rosas contará com atividades educativas, assistência multiprofissional, distribuição de brindes e música erudita

Com o tema “Conscientização e educação – o primeiro passo para o diagnóstico e tratamento eficaz”, o Parque Lago das Rosas recebe neste sábado, 27, das 9 às 11 horas, ação promovida pela Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás (Aheg) em parceria com o Hemocentro. A unidade de saúde é responsável pelo atendimento ambulatorial a coagulopatas (hemofilia), por meio de consultas, atendimento multiprofissional e fornecimento de fatores de coagulação sanguínea.

O evento é alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado no dia 17 de abril. A programação prevê a entrega de fôlderes educativos, 50 bolsas térmicas para os hemofílicos cadastrados pela associação e apresentação de música erudita com a harpista Aline Araújo. O Hemocentro vai oferecer atendimento com equipe multiprofissional composta por hematologista, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogo, nutricionista e assistente social. Eles vão falar sobre a importância da adesão ao tratamento para a qualidade de vida dos pacientes, descarte de material biológico e uso diário de infusão, entre outros serviços oferecidos pelo Hemocentro.

O presidente da Aheg, Jorge Pereira Porto, ressalta que a ação será muito importante. “A hemofilia é uma doença hereditária, originada pelo gene da mãe, em que o paciente tem dificuldade de coagulação do sangue. Essa parceria com o Hemocentro possibilitou fazermos um evento maior, juntamente com a Federação Brasileira de Hemofilia. Atualmente, a unidade de saúde cuida de mais de 830 hemofílicos. Por isso, temos qualidade de vida”, explicou Porto.

A assessora técnica do Hemocentro, Denyse Goulart, destaca que o evento tem como objetivo sensibilizar os pacientes sobre a necessidade de aderir ao tratamento e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida. “Temos que buscar formas de atrair esses pacientes ao tratamento,  que proporciona uma vida mais ativa e integrada à sociedade, além de diminuir o risco de complicações da doença. Com orientação prévia, os hemofílicos podem realizar a autoinfusão do fator de coagulação em casa de forma segura”, orientou.

A doença

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo, quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia não dispõem dessas proteínas, por isso sangram mais do que o normal.

Situações que servem de alerta

– Surgimento frequente de grandes hematomas e manchas roxas;

– Sangramentos dos joelhos, cotovelos, tornozelos, quadril, gengiva e nariz

– Inchaço, dor e rigidez das articulações

– Presença de sangue na urina

Programação

– Entrega de folders educativos sobre a doença

– Distribuição de 50 bolsas térmicas para os hemofílicos cadastrados da Aheg

– Atendimento com equipe multiprofissional (hematologista, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogo, nutricionista e assistente social)

– Apresentação musical erudita, com a harpista Aline Araújo.

 

SERVIÇO

Ação em alusão ao Dia Mundial do Hemofílico

Realização: Hemocentro e Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás (AHEG)

Data: sábado, 27

Local: Parque Lago das Rosas

Horário: das 9 às 11 horas

Monique Arruda, do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo