Hemocentro Estadual Coordenador se prepara para pleitear certificação ONA

Selo de Acreditação é um método de avaliação dos serviços de saúde que visa assegurar a qualidade e segurança assistencial

Profissionais do Hemocentro Coordenador discutem o processo de acreditação: segurança, qualidade e melhoria contínuas

O Hemocentro Estadual Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Hemogo) iniciou o processo para receber a acreditação de qualidade em serviços de saúde e deverá receber a visita para certificação ainda este ano. Trata-se da certificação conferida exclusivamente a instituições de saúde pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Entre as vantagens dessa certificação, estão maior segurança para pacientes e profissionais, qualidade da assistência, melhor gerenciamento e melhoria contínua.

Segundo a diretora-geral da unidade do Governo de Goiás, Denyse Goulart, a obtenção do título ONA é uma maneira de atestar o padrão de qualidade implementado no Hemocentro Coordenador. "Esse é um dos objetivos: apresentar um modelo de gestão em que haja melhoria contínua dos processos de trabalho e que seja uma referência no atendimento de hematologia e hemoterapia no Estado de Goiás. Sendo assim, nada melhor do que ter uma certificação com reconhecimento e uma instituição com credibilidade nacional", afirma.

Com o processo iniciado em 2019, a partir de uma visita de diagnóstico do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hemogo começou a se preparar para buscar a acreditação por meio de contratações e treinamento dos colaboradores, realização de cursos (mapeamento de processos, certificação de bancos de sangue) e adequações de processos. 

Tatiane Lemes, do Núcleo de Assessoramento Técnico e Qualidade do Idtech, ressalta que para atingir a certificação de excelência, é fundamental o envolvimento dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. "Eles são os principais envolvidos nesse processo de melhoria da qualidade e segurança da assistência para a conquista da acreditação nacional", diz. 

"O maior desafio é o desenvolvimento de uma cultura de qualidade de excelência e segurança em todos os setores, uma vez que requer o comprometimento integral e incondicional de todos os profissionais que atuam na unidade", acrescenta a integrante da organização social que administra o Hemocentro Coordenador.

Ela destaca ainda que a cultura de gestão da qualidade já é muito presente na parte assistencial do banco de sangue e que os maiores desafios estão nas áreas administrativas. "Por isso, é tão importante o envolvimento de todos os profissionais e dessa consciência da qualidade no trabalho que já vem sendo feita e que pode ser melhorada", afirma.

Planejamento estratégico
Segundo a enfermeira do escritório da qualidade do Hemogo, Gisele Fedrigo, entre as ações que estão sendo desenvolvidas está a divulgação do um planejamento estratégico com todas as atividades projetadas para o Hemocentro Coordenador. "Desde o mês de junho, temos realizado encontros semanalmente da diretoria do Hemocentro e gestores dos setores envolvidos, pautando os planos de ação conforme metodologia do manual da ONA", diz.

Ela pontua que, após a visita de diagnóstico, foi criado um plano de ação com todos os requisitos que não foram cumpridos nessa etapa, e agora está sendo realizado um trabalho para que todas essas pendências sejam sanadas. 

"Várias ações estão ocorrendo em paralelo a isso. Foi feito mapeamento de processos, e o desafio agora é a sua evolução, pois o nível 2 não é só descrever processos, mas gerenciar todos eles. Por isso, nós temos intensificado reuniões com o objetivo de sugerir evidências em cada um desses encaminhamentos que foram deixados pela instituição acreditadora", destaca Gisele. 

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

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