Hemocentro e Fieg se unem por doações de sangue

Lançada na manhã desta sexta-feira, campanha “Sesi e Senai Does Sangue doe vida” tem como objetivo inicial captar 2 mil bolsas de sangue por ano

O Hemocentro de Goiás e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lançaram nesta sexta-feira, 3, a campanha “Sesi e Senai doe sangue, doe vida”, com o objetivo de captar, no mínimo, 2 mil bolsas de sangue neste ano. O termo de parceria foi assinado pelo secretário Ismael Alexandrino e o presidente da Fieg, Sandro Mabel, na Casa da Indústria, no Setor Leste Vila Nova. Durante todo o dia, a unidade móvel do Hemocentro estará no local, coletando sangue dos mais 400 colaboradores e da população em geral que tiver o interesse em doar.

“A doação de sangue é uma prática muito comum em alguns países, mas no Brasil precisamos avançar nesse sentido. Sangue não se compra, é preciso a doação por meio da solidariedade das pessoas e essa parceira fortalecerá muito estoque de sangue do Hemocentro”, disse Alexandrino. Segundo o secretário, a campanha terá uma avaliação periódica a cada dois meses, e a expectativa é aumentar a meta inicial de 2 mil bolsas anuais.

O secretário também destacou que admira o Sistema S, modelo de sucesso, que impacta positivamente um grande número de pessoas, e lembrou aos presentes: “sempre que estiver doando sangue, estará salvando a vida de alguém. É um ato de amor, nobre, que vale a pena fazer parte do nosso cotidiano”.

De acordo com o presidente da Fieg, Sandro Mabel, a campanha para os colaboradores será permanente. É um ato solidário, que salva muitas vidas, e precisamos unir forças para aumentar o estoque de sangue em Goiás”, comentou. Segundo ele, os servidores da Fieg estão felizes com a parceria, oportunidade única de atingir inúmeras pessoas. A campanha deve percorrer as 27 unidades do sistema Fieg em Goiás e busca, em especial, a doações dos servidores das indústrias e seus familiares.

Doação regular

Dados do Ministério da Saúde apontam que 2% da população doa sangue regularmente em Goiás. Em 2018, foram registradas 22.247 coletas no Estado. O Hemocentro atende mais de 100 hospitais em Goiás e precisa, no mínimo, captar 200 bolsas de sangue por dia para atender a demanda. A unidade fica localizada na Av. Anhanguera, 5.195 – S. Oeste. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3201.4585

Condições básicas para doar sangue

• Estar em boas condições de saúde

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização)

• Pesar no mínimo 50 kg

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial

 

Quem não pode doar sangue

• Pessoas com malária ou sífilis

• Pessoas que tiveram hepatite ou doença de Chagas

• Usuários de drogas que compartilham seringas injetáveis

• Homens e mulheres com múltiplos (as) parceiros (as) e que mantenham relações sexuais sem o uso de preservativo (camisinha)

• Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV ou enfermos soropositivos

• Pessoas com histórias prévias, recentes de doenças sexualmente transmissíveis

• Mulheres grávidas

Thiago Lagares (texo) e Sabbá Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo