Hemocentro comemora Dia do Voluntariado com exposição de carros antigos

Ação na sede da unidade do Governo de Goiás será realizada em parceria com associação dos proprietários dos veículos que são raridades, a Apcar

No próximo sábado (28/8), o Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Hemogo), vai comemorar o Dia do Voluntário, e preparou uma ação especial na unidade do Governo de Goiás. As pessoas que comparecerem ao local para efetuar a doação de sangue poderão apreciar uma exposição da Associação dos Proprietários de Carros Antigos (Apcar). O Hemocentro Coordenador funcionará das 8 às 12 horas.

De acordo com a diretora-geral da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), Denyse Goulart, os estoques estão com o déficit de 20% em relação ao número ideal, que é de 2 mil bolsas. Ela acredita que ação despertará o interesse dos doadores. "Como a maioria dos doadores são espontâneos, vamos oferecer um momento de descontração e entretenimento com uma exposição de carros antigos. A ação ajudará a reforçar os estoques e atender as 218 unidades de saúde no Estado."

O diretor executivo e fundador da Apcar, Renato Capeleti, conta que o voluntariado é uma cláusula importante no estatuto da associação. "Estamos realizando um sonho fazendo esta ação com o Hemocentro. Esta parceria nos deu um ânimo muito maior, uma força de podermos acreditar que é possível fazer o bem para as pessoas", afirma.

Renato ainda ressalta que já havia visitado o prédio do Hemocentro há alguns anos e que agora, em uma nova visita, está espantado com a estrutura. "Com essa administração, não existe um trabalho tão bem organizado como agora. Quero parabenizar o Governo do Estado e todos os envolvidos e agradecer ao Hemocentro Coordenador por deixar fazermos aquilo que gostamos, expor nossos carros e fazer um trabalho voluntário", comemora.

Quem pode doar
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a receber a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457 e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.

SERVIÇO
Dia do Voluntário
Data: sábado, 28 de agosto
Local: Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra).
Horário: das 8 às 12 horas 

Flávia Rocha (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo