HEMNSL promove orientação sobre direitos da mulher e programas sociais para gestantes

Encontro realizado pelo serviço social da unidade do Governo de Goiás reúne futuras mamães cadastradas curso Gestar Vidas

Gestantes cadastradas no curso Gestar Vidas e colaboradores do HEMNSL participam do encontro

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou mais um encontro do curso Gestar Vidas para discutir os direitos da mulher e os programas sociais. A roda de conversa promovida para as gestantes cadastradas no curso foi ministrada na terça-feira (24/8), por profissionais do Serviço Social da unidade do Governo de Goiás, no auditório da unidade do Governo de Goiás.

Durante o encontro, a assistente social Lourdes Maria explicou que o Cadastro Único (CadÚnico) é o ponto de partida para os programas sociais. "O CadÚnico é um cadastro que reúne informações sobre as famílias em situação de pobreza no Brasil. Esses dados são usados pelos governos federal, estaduais e municipais para desenvolver políticas públicas com objetivo de amparar essas famílias. Para ter acesso aos benefícios para gestantes, por meio dos programas sociais, é preciso preencher o CadÚnico.”

A assistente social aproveitou o momento para falar também sobre o novo programa do Governo do Estado intitulado Mães de Goiás. “Vocês que necessitam do benefício podem se cadastrar. A iniciativa garante uma ajuda mensal de 250 reais a famílias em vulnerabilidade social. Esse auxílio será destinado a mamães com filhos de 0 a 6 anos de idade”, destacou Lourdes Maria.

As participantes do curso puderam tirar todas as dúvidas sobre direitos trabalhistas e sociais, tanto da gestante quanto do pai da criança. “O papel do serviço social é garantir que todas as gestantes tenham os seus direitos cumpridos, como o pré-natal, exames e consultas. A equipe da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes está aqui para facilitar e sanar as dúvidas”, ressaltou Lourdes Maria.

O encerramento da roda de conversa foi marcado com lanche especial e entrega de brindes às mamães. Nos próximos encontros – que vão ocorrer de forma presencial, respeitando protocolos de segurança contra a Covid-19, e online, via WhatsApp –, as participantes assistirão a aulas com os seguintes temas: mitos e verdades na gestação, planejamento familiar, drogas na gestação, fertilização e tipos de partos, aspectos emocionais na gestação, parto adequado, o preparo para o parto, shantala, cuidados com o recém-nascido e vínculo mãe-bebê.

Patrícia Borges (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo