HEMNSL promove capacitação para acolhimento humanizado

Acolhimento é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização que visa pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde

Treinamento contou com dinâmica de grupo.

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade do Governo de Goiás, promoveu, nessa quinta-feira (18/08), uma capacitação para os colaboradores sobre o acolhimento, com o objetivo de discutir e conscientizar a equipe das práticas humanizadas e melhorar a assistência.

Durante a capacitação, ministrada pela psicóloga Viviane Ferro, foi abordada a Política Nacional de Humanização (PNH), com foco em uma de suas diretrizes – o Acolhimento – que é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Viviane destacou a importância de um atendimento acolhedor em todos os setores e das ações e mudanças nas práticas cotidianas, no processo de trabalho do cuidado humanizado.

Na oportunidade, foi realizada uma dinâmica de repercussão de relatos, onde os colaboradores foram divididos em grupos e cada agrupamento analisou e comentou sobre alguns relatos apresentados. Após a dinâmica, a psicóloga propôs uma profunda reflexão sobre os valores, etapas e procedimentos no fluxo do atendimento hospitalar – desde a recepção até a última etapa do serviço, garantindo qualidade e segurança à paciente.

O assunto será abordado para outras equipes de colaboradores, nos próximos dias 22 e 23 de agosto. Segundo a diretora operacional da unidade, Juliana Paixão, a intenção é que o treinamento atinja todos os profissionais da unidade, para ser uma equipe coesa, onde todos contribuam para uma assistência mais humanizada.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo