HEMNSL promove abertura do curso Gestar Vidas para gestantes

Na 105ª capacitação realizada, unidade do Governo de Goiás tem como objetivo proporcionar às futuras mães uma gravidez tranquila, por meio do esclarecimento de dúvidas

Na manhã desta terça-feira, 10, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) deu início a mais uma edição do curso Gestar Vidas, o 105ª já realizado pela unidade de saúde do Governo de Goiás  desde que a capacitação teve início, há 29 anos. O treinamento, voltado para gestantes e seus companheiros, é coordenado pelo Serviço Social, Psicologia e Capelania Hospitalar da maternidade, e tem como objetivo proporcionar às futuras mamães uma gravidez tranquila, por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional. O treinamento, com 25 gestantes cadastradas, segue até o dia 16 de junho, com reuniões às terças-feiras, das 9h às 11h.
 
“Eu participei de um curso de gestantes e sei o quanto é importante. No meu tempo, segui tudo à risca e não tive nenhum problema nesse momento tão delicado. Desejo que aproveitem muito”, enfatizou a diretora operacional da unidade, Ana Maria Caribé. 

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, o aprendizado adquirido na capacitação poderá ser utilizado em favor das mães e de seus bebês. “A gravidez é um período bonito na vida da mulher, mas, junto com ela, vêm as mudanças fisiológicas, acompanhadas de muitas dúvidas. O treinamento servirá para auxiliar em todas as questões.”
 
Temas abordados
Em cada encontro será abordado um tema diferente, entre eles: aspectos emocionais na gestação, alimentação da gestante, drogas na gestação, parto adequado, planejamento familiar, direitos da mulher, fertilização, tipos de parto, programas sociais, o preparo para o parto, shantala, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e vínculo mãe-bebê. 

O corpo de palestrantes é composto por médico obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e biomédico. Ao final do curso, as participantes receberão um kit de enxoval doado por parceiros da unidade.

Patrícia Borges (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo