HEMNSL promove abertura da 107ª edição do curso Gestar Vidas

Organizado pela unidade do Governo de Goiás, programa tem como objetivo esclarecer dúvidas das gestantes cadastradas para proporcioná-las uma gravidez tranquila

Após receberem presentes do HDS, gestantes participam de café da manhã oferecido na unidade

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, na quarta-feira (11/8), o início à 107ª edição do Curso Gestar Vidas, que tem como objetivo proporcionar às gestantes participantes uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional e puerpério. Organizada pelo serviço social, psicologia e capelania hospitalar da unidade do Governo de Goiás conta com 20 gestantes cadastradas.

Dando as boas vindas, o diretor técnico da maternidade, Assuero Seixas, destacou que o curso foi preparado para proporcionar um período de gestação mais seguro. “O nosso papel em cada encontro é trazer informação e garantir a vocês tranquilidade e familiaridade sobre o período da gravidez e do parto”. O obstetra Túlio Jardim reforçou que a capacitação é um grande reforço para o pré-natal. “O propósito é contribuir com orientações em diversas áreas e promover trocas de experiências entre vocês."

Nos próximos encontros, que ocorrerão de forma presencial, respeitando protocolos de segurança contra a Covid-19, e on-line, via whatsapp, as participantes assistirão a aulas com os seguintes temas: mitos e verdades na gestação, alimentação na gestação, direito da mulher e programas sociais, planejamento familiar, drogas na gestação, fertilização e tipos de partos, aspectos emocionais na gestação, parto adequado, o preparo para o parto, shantala, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e vínculo mãe-bebê.

“Vejo o curso como uma oportunidade de entender ainda mais sobre esse universo materno e proporcionar ao meu filho um nascimento mais adequado. Vou aproveitar para tirar todas as minhas dúvidas, antes do parto”, disse Tainá Viana, grávida de 37 semanas. Para a assistente social Lourdes Maria, o projeto Gestar Vidas, criado há 47 anos, sintetiza o trabalho realizado por todas as áreas do hospital. 

“O curso reúne várias especialidades, onde essas mamães receberão orientações da equipe multiprofissional da Maternidade, com participações de profissionais da enfermagem, do serviço social, da psicologia, da nutrição, da farmácia, da obstetrícia, da fisioterapia e da fonoaudiologia. Sempre no final do curso, as participantes recebem também um kit de enxoval”, enumera. 

No final do evento, as gestantes receberam presentes para os seus bebês, além de um café da manhã muito especial.

Patrícia Borges (texto e foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo