HEMNSL encerra sétima edição da Sipat

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), realizou entre os dias 14, 15 e 16 de setembro (terça, quarta e quinta-feira) a sétima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da unidade. Promovido pelo Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o evento incluiu palestras, orientações, atendimento e entrega de materiais informativos.

A técnica em Segurança do Trabalho, Anelu Rodrigues, abriu as atividades da Sipat no dia 14 (terça-feira), com a palestra “Noções de Combate a Incêndios”. A profissional detalhou sobre os cuidados preventivos; as medidas práticas sobre o combate e o abandono do local e trabalhou a conscientização sobre o planejamento de como atuar. “Prevenir os incêndios é tão importante quanto saber como agir corretamente no momento em que eles acontecem”.

No dia 15, foi entregue um material informativo sobre a regulamentação NR 32 aos colaboradores, que tem como intuito diminuir os riscos de exposição ocupacional de agentes biológicos, químicos e físicos. Seguindo a programação, a técnica em Segurança do Trabalho, Layza Minely, falou sobre “Direção Defensiva”. “Devemos dirigir de maneira correta e atenta para evitar acidentes de trânsito e apesar dos erros dos outros motoristas, das condições adversas do trânsito, como buracos e falta de sinalização e das condições adversas do tempo, como chuva e neblina, procurar preservar a vida humana e o meio ambiente”, destacou Layza.

Durante toda a programação, foram entregues materiais informativos aos colaboradores do hospital.

Encerrando a semana da Sipat e aproveitando o “Setembro Amarelo”, mês que celebra a campanha de prevenção ao suicídio, a psicóloga Viviane Ferro, realizou durante todo o dia 16, no auditório da unidade, um atendimento aos colaboradores para um momento de conversa e acolhimento sobre saúde mental. “O trabalho consome boa parte do nosso cotidiano e pode desencadear sentimentos positivos e negativos. Por isso é sempre importante destacar que em casos de estresse e desgaste psicológico, o colaborador deve procurar por ajuda profissional e tentar solucionar o problema”, ressaltou Viviane em um vídeo informativo enviado a todos os colaboradores do hospital.

A diretora operacional do HEMNSL, Ana Maria Caribé, explicou que o evento tinha como objetivo informar e preparar todos os colaboradores da unidade. “A equipe do Sesmt e da Cipa conta com profissionais da saúde que têm como responsabilidade, proteger a integridade física e prevenir doenças e acidentes ocupacionais aos nossos trabalhadores”.

Patricia Borges (texto)IGH
Foto: divulgação IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo