HEMNSL discute vínculo materno em roda de conversa

Capacitação, que faz parte do curso Gestar Vida, foi ministrada por psicólogas da unidade da SES-GO em Goiânia e trabalhou o laço materno

Em mais um ciclo do curso Gestar Vidas, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em Goiânia, promoveu nessa terça-feira, 18, uma roda de conversa para discutir o vínculo entre a mãe e o bebê. Ministrada pelas psicólogas da unidade, Piera Sampaio e Ineslucy Ramalho, a capacitação trabalhou o laço materno.

As gestantes participaram de uma dinâmica no qual precisavam escrever uma mensagem para os seus bebês, explorando o que sentiam e esperavam com seu nascimento. Durante a atividade, algumas mães sentiram dificuldades para se expressarem. A psicóloga Ineslucy Ramalho explicou que isso é normal.

A gestação, em muitos casos, não é algo planejado, e ainda existe uma cobrança social que acaba influenciando a vivência de algumas gestantes nesse momento. “A experiência de cada pessoa é diferente, o amor de mãe é algo construído e alimentado no decorrer da gravidez, e nem sempre acontece de forma rápida. O curso Gestar Vidas tem o objetivo de ajudar a aceitar e trabalhar esse tempo” destaca a psicóloga.

Durante o evento, no auditório da unidade, a psicóloga Piera Sampaio pintou a barriga de algumas mães, buscando aludir a esse vínculo, e enfatizou para as mães que “o bebê está crescendo e nascerá um ser puro e inocente que precisará de todo acolhimento possível, e que a mãe deve se esforçar para receber esse filho com muito amor”.

Ao final, o grupo Ministério Dorcas, da Primeira Igreja Batista, realizou uma apresentação musical e oração para as gestantes, às quais também presentearam com kits de enxoval para os bebês.

Patrícia Borges, do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo