HEMNSL discute segurança do paciente com programação especial

Ciclo de palestras sobre campanha Abril pela Segurança do Paciente no hospital e maternidade do Governo de Goiás marca os dez anos do Plano Nacional de Segurança do Paciente, do MS

Conselheira do Coren-GO, Thaís Giraldi na palestra sobre segurança do paciente, no HEMNSL

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, iniciou um ciclo de palestras, na quarta-feira (26/04), sobre a campanha Abril pela Segurança do Paciente, comemorando os dez anos do Plano Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde.

Em sua abertura, aproximadamente 20 colaboradores acompanharam a conselheira efetiva do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), enfermeira Thaís Giraldi, que falou sobre os eventos adversos que impactam na segurança do paciente.

A assistência à saúde sempre envolve riscos que levam a danos desnecessários e que podem ser reduzidos. Para evitar possíveis casos de eventos adversos, observar e analisar são importantes aliados para garantir uma segurança do paciente segura e efetiva.

“Uma em cada dez pessoas internadas em unidades de saúde é vítima de algum erro evitável durante a prestação da assistência, e uma das principais causas desses eventos adversos são fatores humanos, como falta de conhecimento ou habilidade, problemas psicológicos, fisiológicos, institucionais ou ambientais”, detalhou a profissional. 

Eventos adversos
Após explanar sobre os eventos adversos, Thaís Giraldi mostrou as principais metas para garantir a segurança do paciente e o que se deve verificar para não causar danos durante o período de internação.

“Devemos identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais administrativos e assistenciais, observar a prescrição e a administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local correto, higienizar as mãos e reduzir os riscos de quedas e lesões por pressão. A cultura da segurança começa em cada um de nós”, ressaltou.

Para a técnica em enfermagem Fabiana Dionízio,  a palestra ajudou a aprimorar os conhecimentos que já temos e reciclar o que já fazemos, mesmo sendo rotineiro. Ter a presença do Coren esclarece ainda mais o papel da enfermagem frente a  esse cuidado com o paciente é muito bom”, disse.

Já a coordenadora de Farmácia, Eliedna Teixeira, esse momento trouxe a importância de mostrar que a segurança do paciente também depende do trabalho da equipe de apoio da assistência.

“Os riscos estão à nossa volta. Esses eventos são sempre bem-vindos para nos atualizar e estarmos sempre alertas com o cuidado dos nossos pacientes, ajudando uns  aos outros”, exaltou a farmacêutica. As palestras serão realizadas para os profissionais do HEMNSL, nos turnos diurnos e noturnos, até o dia 28 de abril, no auditório da unidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo