HEMNSL celebra Dia da Gestante com orientações de exercícios na gravidez

Aula oferecida durante encontro do Grupo Gestar Vidas a pacientes da unidade do Governo de Goiás busca incentivar prática de exercícios como preparação física e psicológica para o momento do parto

Fisioterapeuta Jackeline Rocha orienta gestantes do HEMNSL em aula de alongamento

A gestação é uma fase importante na vida da mulher, com transformações fisiológicas e psicológicas. No sétimo encontro do grupo Gestar Vidas, na quinta-feira (17/08), o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), aproveitou a reunião para homenagear as futuras mamães e celebrar o Dia da Gestante, 15 de agosto.

O auditório da unidade do Governo de Goiás recebeu decoração especial, com um cantinho para as gestantes tirarem fotos. Além do curso teórico e prático sobre exercícios durante a gravidez, elas receberam um coffee break organizado pelo Serviço Social.

A coordenadora da fisioterapia, Thatiany Ikeda abriu a comemoração, explicou como funciona o trabalho da fisioterapia, do auxílio no trabalho de parto com métodos não farmacológicos e agradeceu a presença das gestantes. A psicóloga Viviane Ferro fez questão de parabenizar o grupo.

“Em nome de toda equipe da maternidade, parabenizo vocês pelo dia da gestante. Nossa gratidão por estarem aqui. Ficamos felizes em poder contribuir nessa etapa da vida de vocês e de auxiliar na preparação para a chegada do bebê”, pontuou a psicóloga que, em seguida, passou a palavra para Jackeline Rocha, fisioterapeuta que abordou os exercícios preparatórios para o parto.

A atividade física faz parte da vida. Vivemos em movimento nas ações básicas, como andar, sentar, subir, descer, entre outros, e conciliando essas ações a prática de exercícios, se tornam grandes aliados para a saúde. Na gravidez, os exercícios são essenciais. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a gestante faça, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

Durante a exposição teórica, Jackeline abordou as alterações que a gravidez provoca na mulher, como modificação corporal e postural, expansão torácica, hiperlordose. Falou ainda sobre os riscos na gestação, os benefícios dos exercícios físicos, e os exercícios que ajudam a se preparar para um parto normal, como hidroginástica, pilates, caminhada, alongamento pélvico, inclinação pélvica e agachamento.

Na aula prática, a fisioterapeuta fez exercícios com as gestantes na bola, além de alongamentos. “As atividades físicas na gestação trazem benefícios específicos para a mãe e o bebê. Melhoram a oxigenação, ajudam a fortalecer os músculos que dão apoio à coluna e preparam o corpo para o parto”, afirmou Jackeline.

Mimos
Ao final das atividades, as gestantes foram presenteadas com bonequinhas e bolas, confeccionadas à mão e doadas pela voluntária Elane Morais. Também houve sorteio de vários brindes, que fizeram a alegria do grupo de gestantes.

“Foi um dia muito especial. Gostei de fazer os alongamentos e receber os presentes. Tenho um carinho muito grande por essa maternidade, onde ganhei meu terceiro filho e pretendo fazer meu parto aqui novamente”, avaliou a Daniely Silva, com 27 semanas de gestação.

“Todos aqui são maravilhosos. Amo demais participar do grupo Gestar Vidas e poder estar aqui toda semana, recebendo as informações, os mimos, o carinho e o cuidado de toda equipe”, destacou Jorgeana Neves, 35 semanas de gestação.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo