HEMNSL alerta sobre a importância do sono de qualidade na gestação

Em alusão ao Mundial do Sono, médico da unidade do Governo de Goiás fala das mudanças que ocorrem no corpo da mulher e orienta a ter uma noite tranquila

Cerca de 65% das mulheres apresenta baixa qualidade do sono na gestação

Todos nós sabemos da importância de uma boa noite de sono, não é mesmo? É por meio do sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, repondo as energias para uma nova jornada. Durante a gravidez, então, dormir bem é primordial.

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), aproveitando a proximidade da data em que se comemora o Dia Mundial do Sono (19 de março), faz um alerta às gestantes sobre a importância de um sono de qualidade. 

Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, cerca de 65% das mulheres apresenta baixa qualidade do sono na gestação. Alguns dos fatores que colaboram para esse alto índice são a ansiedade, enjoo, aumento de peso, alterações hormonais, entre outros.

De acordo com o ginecologista e obstetra do HEMNSL Wellington Martins de Souza, durante a gravidez, inúmeras mudanças ocorrem no corpo da mulher, em um período relativamente muito curto. “Algumas gestantes experimentam, principalmente nos três primeiros meses, um sono intenso, associado a um cansaço inexplicável, mesmo em mulheres muito ativas. Gerar uma nova vida demanda um gasto energético grande”, avalia o médico.

A gestante L.C.P., de 21 anos, está na 12ª semana de gravidez e tem tido dificuldades para dormir. “Estou muito ansiosa, cansada e preocupada com o momento difícil que estamos vivendo (coronavírus). Por mais que meu corpo peça para dormir, não estou conseguindo relaxar”, disse a mulher, que já é mãe de duas meninas, uma de 1 ano e outra de 4 anos. 

A mesma situação foi enfrentada por A.M., de 20 anos, que está na 38ª semana de gravidez. “Nos primeiros meses da gestação, eu sentia muito enjoo de dia, e à noite tinha insônia. Só fui conseguir dormir, agora, no final”, contou a gestante.

O ginecologista afirma que, para uma gestação tranquila, o sono é fundamental. “ Um sono adequado e de boa qualidade fortalece o organismo da gestante, melhora a imunidade e contribui para o desenvolvimento do bebê”, explica.

DURMA BEM
Dicas para melhorar o sono na gravidez:
– Alimentar-se bem, de forma saudável. Evitar frituras e preferir refeições leves.
– Praticar alguma atividade física leve, como a caminhada.
– Tirar pequenos cochilos, sempre que possível.
– Evitar aparelhos eletrônicos próximo da hora de dormir
– Controlar a ansiedade.

Fonte: Wellington Martins de Souza, ginecologista e obstetra do HEMNSL

Marilane Correntino

Foto: banco de imagem

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo