HEL promove treinamento Farmácia em Foco – Meta 3

Intuito é promover melhorias específicas na segurança do paciente

A capacitação teve o intuito de promover melhorias específicas na segurança do paciente

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou na tarde desta quarta-feira (14/12), um treinamento com o tema ‘Farmácia em Foco – Meta 3’, que aborda a segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos, para os colaboradores que atuam na assistência da unidade de saúde.

A capacitação, que foi conduzida pela farmacêutica Lais Otaviano e pelo enfermeiro Jerffeson Teixeira, teve o intuito de promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde.

Em sua apresentação, Jefferson falou sobre as vias de administração, segurança na administração e dispensação de medicamentos e carrinho de parada. Sobre prescrição segura, Jefferson destacou que os medicamentos podem ser prescritos como: urgência, agora, se necessário, a critério médico (acm), de horário e com data de fechamento. “As prescrições são válidas das 7h de um dia às 6h59 do outro, ou seja, 24h. Exceto ALCON”, revelou.

O enfermeiro explicou ainda como o profissional deve solicitar medicamentos que estão fora da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) e fora das listas de medicamentos essenciais para o funcionamento do hospital. “Se for medicamento de uso contínuo do paciente, a farmácia entra em contato com a assistente social do hospital, e esta, solicita que a família traga. Ao final da internação, os medicamentos restantes são devolvidos. Se for medicamento relevante para o tratamento e que não possua substituto padronizado, o médico responsável preenche formulário de solicitação de compra de não padrão, solicitando a quantidade necessária para o tratamento daquele paciente específico”, disse.

A farmacêutica Lais revela que um sistema de dispensação de medicamentos deve ser: racional, eficiente, econômico, seguro, além de estar de acordo com o esquema terapêutico prescrito. “O HEL utiliza um sistema misto para dispensar seus insumos, desta forma, são montados kits, para 12h do tratamento de cada paciente”, afirmou.

A profissional destacou que é importante conferir minuciosamente as informações contidas em prescrição, antes de iniciar o preparo. “Os medicamentos dos pacientes de um mesmo setor/ técnico responsável, devem ser preparados separadamente. Ao preparar medicamentos multidose (heparina, insulina, soluções orais), as seringas/copos devem estar identificados com o nome do paciente”, frisou.

Texto e foto: Julianna Adornelas /Instituto Patris 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo