Heja realiza intervenções preventivas no Setembro Amarelo

Campanha promovida pela unidade do Governo de Goiás em Jaraguá alerta para os sinais e comportamentos suicidas

Programação inclui distribuição de panfletos informativos entre os colaboradores do Heja

Durante todo o mês de setembro, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), unidade do Governo de Goiás realiza a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e pela valorização da vida, realizada pelo. A programação conta com distribuição de panfletos informativos e rodas de conversa entre os colaboradores.

Segundo o diretor administrativo-financeiro do Heja, Thiago Costa, é preciso perder o medo de falar sobre o tema. “O caminho para vencermos essa batalha é o diálogo. Precisamos estar atentos aos sinais e comportamentos diferentes e oferecer um apoio emocional no momento oportuno. Acredito que estamos no caminho certo, levando informação à população jaraguense”, afirmou.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob sigilo total. Os canais disponíveis são: telefone, e-mail e chat 24 horas. Ligue 188 sempre que sentir necessidade de conversar.

Camila Santos, diretora de humanização, destaca a importância de se manter estar atento aos sinais e a frases do cotidiano. “Nossa rotina nos impede de reservar um tempo para ouvir o outro. Muitas vezes, a pessoa ao nosso lado está emitindo sinais de alerta, como perda de interesse nas coisas, sentimentos de desesperanças, isolamento, e nós não percebemos. Precisamos parar e analisar quem está ao nosso lado”, aconselha.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, matando mais que a aids e a maioria dos tipos de câncer. O Heja apoia o setembro amarelo e a valorização da vida.

Lucas Mendes (texto e foto)/IBGH
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo