HEJ recebe visita dos membros da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Programa de credenciamento do Ministério da Saúde tem como objetivo diminuir a morbimortalidade infantil por meio do estímulo à amamentação

Reunião para alinhar informações sobre a maternidade do Hospital de Jaraguá

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a visita de membros da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). O objetivo da avaliação é verificar se a unidade oferece estrutura adequada e segue os requisitos para permanecer com o selo de qualidade da Ihac.

“O processo de reavaliação trienal do Ihac pode ter até três etapas. Essa foi a segunda do HEJ, e percebemos várias melhorias. A terceira oportunidade para recertificação está prevista para daqui a três meses”, disse a enfermeira obstetra e analista técnica em saúde da Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) que realizou a avaliação, Maira Mathews.

As avaliações periódicas são fundamentais para engajar as equipes a manter as ações propostas pela iniciativa, conforme explica a avaliadora, que destacou o impacto da iniciativa em todas as maternidades. O processo das reavaliações trienais é muito importante para a manutenção da qualidade Ihac da unidade.

“Como muitas vezes visitamos as maternidades mais de uma vez nesse processo, isso geralmente movimenta a equipe para retomar as educações permanentes e sensibilizações essenciais para a manutenção da cultura proporcionada pela implementação da política na unidade”, explicou Maria Mathews.

A gerente de enfermagem da unidade do Governo de Goiás, Meiriellen de Souza, comentou a importância de a maternidade continuar com esse título. “Garante segurança à mãe e ao bebê, um atendimento humanizado, que prioriza o aleitamento materno exclusivo e também o acompanhamento das taxas do aleitamento materno exclusivo para a unidade e para o Estado”, disse.

Para Bruna Gabriele Santos, mãe de primeira viagem da pequena Ana Helena, a forma como foi atendida fez toda diferença. “Foi ótima a forma como as profissionais me trataram, toda a explicação e ajuda que tive durante meu parto. Não foi um parto fácil, mas estava em boas mãos”, lembrou.

Amigo da Criança
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é um credenciamento de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno; o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto; a garantia ao livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado durante todo período de internação; além de cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

“Bebês nascidos em hospitais com esse selo de alta qualidade têm menos probabilidades de receber intervenções desnecessárias logo após o nascimento, como aspiração, oferta de oxigênio e utilização de incubadoras. Além de promover o contato pele a pele entre mãe e bebê logo após o nascimento”, comentou Meiriellen.

Mayara Ferreira de Araújo (texto e foto)/Comunicação HEJ

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo