HEF adota projeto ambiental com reflexos positivos para 50 famílias

Unidade do Governo de Goiás, Hospital Estadual de Formosa realiza coleta seletiva de material reciclável, em parceria com a Associação Ambiente

Lixeiras no HEF são adesivadas de acordo com o descarte: papel, plástico, metal, orgânico e vidro

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), por meio da Comissão de Responsabilidade Social, fechou parceria para realizar coleta e seleção de materiais recicláveis, em parceria com Associação Ambiente. A cooperativa atua há 20 anos na região do Distrito Federal e no município de Formosa. O projeto tem como principal objetivo a implantação da coleta seletiva em todo ambiente hospitalar e conta com o apoio do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra a unidade do Governo de Goiás.

A iniciativa do HEF é inédita no município goiano. O hospital é a primeira instituição local que aceitou o desafio de pensar possibilidades no campo da gestão ambiental. Durante os primeiros dias de fevereiro, representantes da associação ministraram palestras para os colaboradores da unidade falando sobre os detalhes e a importância da ação.  

“A parceria que a Associação Ambiente acaba de formalizar com o HEF será importante para todo um ecossistema, sobretudo se pensarmos na geração de renda e emprego. Ao todo, temos 50 famílias de catadores de material reciclável que serão beneficiadas diretamente por esta ação do hospital”, destacou Rônei Alves da Silva, membro da associação.

Conceito 3Rs
A parceria visa também fomentar, apoiar e trabalhar o conceito 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. São metas que a unidade hospitalar deseja alcançar com a implantação do projeto, além de conscientizar pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores de que todos somos responsáveis diretos pelo futuro do planeta.

Assim, a equipe da Comissão de Responsabilidade Social do HEF espalhou lixeiras adesivadas de acordo com cada descarte: papel, plástico, metal, orgânico e vidro. Para a presidente da comissão, a assistente administrativa Talita Guimarães, “o hospital que já atende à população com excelência, agora terá a oportunidade de contribuir para um futuro que seja mais sustentável”.

Nos processos ambientais em que o HEF se envolve, como o uso consciente de água, descarte e manejo correto de materiais perfurantes, dispersão de recicláveis e não recicláveis e outros resíduos, em todas as etapas valoriza-se, prioritariamente, a legislação regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Meio ambiente
A cooperativa Associação Ambiente surgiu da necessidade de organizar o trabalho dos coletores de material reciclável da região, além de contribuir para manter o maior bem que a humanidade tem, o meio ambiente.

Diante do crescimento da associação, surgiram novas demandas, uma vez que o projeto abarcou famílias inteiras de trabalhadores. O grupo criou creche para os filhos dos associados, bazares de roupas e outros artigos, ações culturais e ambientais, entre outras ações. Atualmente, conta com cerca de 116 trabalhadores que geram renda e sustentam suas famílias graças à reciclagem.

“Apoiar um trabalho desse nos dá um orgulho imenso, pois sabemos que é uma causa justa e muitas famílias serão beneficiadas diretamente com o progresso do projeto”, afirma Vânia Fernandes, diretora do HEF.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo