Heelj utiliza sistema on-line para divulgar boletins médicos

Com a ferramenta, unidade do Governo de Goiás em Pirenópolis propicia mais segurança ao pacientes e seus familiares, em tempos de pandemia

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) já está utilizando sistema on-line para informar o boletim médico de seus pacientes internados na unidade, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás em Pirenópolis. Dessa forma, pelo Boletim Médico On-line, é possível informar às famílias de pacientes sobre o quadro de saúde de seus entes queridos. 

O sistema foi elaborado considerando a atual situação da pandemia da covid-19 e as portarias sobre proibição de visitas. Como isso pode gerar ansiedade entre os familiares dos parentes internados, o IBGH procurou meios de mantê-los informados de forma prática e rápida.

O novo boletim funciona da seguinte forma: os médicos inserem as informações correspondentes ao quadro clínico de cada paciente internado no sistema, do qual tem acesso ao link o familiar devidamente registrado e cadastrado como responsável. Assim, esse familiar pode acompanhar diariamente o estado de saúde do paciente e suas evoluções registradas no sistema, inclusive a previsão de alta hospitalar.

Para entrar na plataforma e visualizar o Boletim Médico On-line, basta acessar o endereço https://abre.ai/boletim-ibgh, digitar a senha de acesso  e clicar no botão Visualizar Boletim. Seguindo esses passos, é possível visualizar todo o histórico dos boletins médicos diários do paciente.

Segurança para todos
Além das restrições a visitas determinadas por parte das autoridades de saúde, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus traz riscos a todos que têm contato ou estão próximos a pacientes internados. Dessa forma, o Boletim Médico Online preserva a segurança do familiar e do paciente, evitando o deslocamento de pessoas em tempo de quarentena, possibilitando acesso rápido e diário às informações sobre a saúde de cada paciente internado.

“Assim que recebemos a portaria, nos preocupamos em desenvolver um sistema que possibilitasse ao hospital manter o familiar informado sem prejuízos, garantido acesso ao quadro clínico de maneira rápida e segura”, explica Tatiane Silva, gerente Técnica Institucional do IBGH – organização social que administra o Heelj.

Com isso, a equipe de Tecnologia de Informação do IBGH se mobilizou imediatamente na construção do sistema, contando ainda com o envolvimento das equipes médicas, de enfermagem, psicologia, serviço social e núcleo da qualidade.

”Esse sistema visa amenizar o distanciamento do familiar devido à restrição de visitas nas unidades. Queremos evoluir com essa ferramenta, implementando mecanismos e metodologias que garantam aos nossos pacientes e seus familiares uma assistência de qualidade e cada vez mais humanizada”, previu Tatiana.

Brenno Sarques/IBGH

 

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