Heelj promove treinamento com foco na segurança do paciente

Ação é realizada pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética da unidade da SES-GO em Pirenópolis

A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) promoveu novo treinamento com nutricionistas clínicos, nutricionistas de produção, cozinheiras, auxiliares de serviços geral, copeiras e alguns integrantes da equipe da enfermagem da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em Pirenópolis.

O treinamento envolveu temas como o mapa dos pacientes, a identificação de cada um deles e os tipos de dieta mais adequada. O responsável pela ação e nutricionista do Heelj, Marcos Antônio, também ressaltou a importância do uso de equipamentos de segurança, de acordo as regras da norma NR32. “Quando vamos servir o alimento, é preciso ter clareza de que tipo de equipamento de segurança o profissional deve utilizar quando for entrar em contato com o paciente”, disse.

Foram prestados esclarecimentos sobre a contaminação por contato, por gotículas ou por aerossóis e sobre pacientes que são isolados, além dos tipos de máscara que a equipe de nutrição tem que utilizar. “Percebemos que as colaboradoras que participaram do treinamento realmente sabem o que estão fazendo. Foi muito gratificante”, ressaltou Marcos Antônio.

Acreditação ONA

A exemplo da área de nutrição, todas as equipes do Hellj são constantemente qualificadas, para garantir o cumprimento das normas de segurança do paciente. Afinal, o Heelj é certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em segurança do paciente. O certificado atesta o preparo dos colaboradores para reduzir a zero as possibilidades de erros nos atendimentos. “Estamos em busca de evoluir e alcançar a Acreditação ONA 2. Nós aproveitamos nesse treinamento da nutrição para saber o nível de conhecimento das colaboradoras”, explicou o nutricionista.

A cozinheira Lyra Manuele Bernardes, que participou do treinamento, elogiou a iniciativa. “É uma melhoria no trabalho e no ambiente coletivo. Reforçamos o compromisso da Acreditação ONA 1. Também fizemos uma prova para relembrar conceitos e ações que não podem passar despercebidas. Então, a todo tempo somos lembrados dos protocolos para a segurança do paciente e dos colaboradores”, pontuou Lyra.

Brenno Sarques, do IGBH

 

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