Heelj promove ação social em Pirenópolis e região

No Heelj Cuida de Você, unidade da SES-GO realizou diagnósticos, alertas e informações sobre cuidados com a saúde, teve como objetivo

Com o objetivo de abranger diagnósticos precoces, alertas e informações sobre os cuidados com a saúde, o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime promoveu no mês de junho a Ação Heelj Cuida de Você. Foram realizados exames periódicos, eletrocardiogramas, testes rápidos de glicemia para os colaboradores de diversas empresas e instituições na cidade. Nas escolas, nutricionista e psicóloga da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ofereceram apoio aos estudantes, com rodas de conversa sobre depressão na adolescência e uso abusivo de álcool e drogas.

Segundo a diretora do Heelj, Silvana Graziani, essa foi uma ação social voltada para os colaboradores das empresas, instituições, escolas, hotéis e asilos. “Estávamos preocupados com os exames periódicos, principalmente desses funcionários. Iniciamos pelo Heelj, onde fizemos exames e consultas. Medimos pressão e realizamos testes rápidos. A preocupação era a de cuidar da saúde dos funcionários, mas acabou se estendendo a internos e alunos, no caso das escolas”, explicou.

Ainda de acordo com Silvana, o objetivo alertar sobre os cuidados com a saúde com foco na prevenção. “A ação facilitou o diagnóstico de possíveis diabéticas, hipertensão, infecção urinária e possíveis problemas cardíacos. Nós queremos que os funcionários e prestadores de serviços das empresas e instituições da região tratassem de maneira adequada problemas de saúde”, pontuou a diretora.

Esquadrão Resgate

Um dos locais que recebeu a ação foi a Comunidade Terapêutica Esquadrão Resgate, em Planalmira, que acolhe pessoas de 18 a 60 anos e com problemas de dependência química e alcoolismo. Mauricio Zanardes Pereira, coordenador administrativo da instituição, acredita que esse trabalho é “importantíssimo” para comunidade. “Já é o terceiro ano que recebemos a visita dos colaboradores do Heelj. É através desses exames que detectamos algum problema de saúde, que, às vezes, o próprio acolhido não sabe”, lembrou.

“Já ocorreu outras vezes aqui, de a pessoa fazer um eletrocardiograma e (o exame) acusar um problema sério no coração, e o paciente foi encaminhado para o tratamento. Às vezes, também é diagnosticado algumas enfermidades e, prontamente, o Heelj abre as portas para o tratamento, inclusive a necessidade de cirurgias”, disse. Segundo Zanardes, o Heelj é um hospital de referência para a região, e a parceria é muito importante para o atendimento aos cerca de 50 acolhidos.

Brenno Sarques, do IGBH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo