Heana celebra 18 anos com grandes avanços para a população

Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo é reconhecido pela gestão de assistência humanizada e excelência em saúde

Inaugurado em 2005, Heana oferece assistência médica e hospitalar de emergência e urgência

Com 18 anos de história, completados no dia 5 de agosto, o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) oferece à população um serviço de excelência. Desde 2005, a unidade presta assistência médica e hospitalar de emergência e urgência, e vem ampliando significativamente o rol de serviços ofertados à população. Nos últimos 4 anos, o Governo de Goiás tem investido na expansão da oferta de serviços, e em 2023, o Heana celebra também as evoluções obtidas neste período. 

A unidade aumentou de 62 para 81 o número de leitos de enfermaria; de 18 para 51 UTIs; elevando o total de leitos de 81 para 132, ampliando o acesso para pacientes da macrorregião Centro-Norte do Estado de Goiás, que abrange mais de 60 municípios, que somam uma população de mais de 1,1 milhão de pessoas. O Heana oferece especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia vascular, bucomaxilofacial, radiologia e anestesiologia.  

A unidade conta com mais de mil colaboradores, entre celetistas e terceirizados, que, somados à estrutura física e protocolos implantados, atuam nas internações clínicas e cirúrgicas, consultas e procedimentos eletivos, serviços de apoio e exames laboratoriais, gráficos e de imagem, como radiologia, tomografia, ultrassonografia, ecodoppler, e uma agência transfusional, com todos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. 

Em 2022, a unidade implantou o Serviço de Atenção Domiciliar, que leva atendimento e ações de promoção à saúde até o paciente, em sua residência; cirurgias eletivas nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral; consultas ambulatoriais com novas especialidades, entre elas nutrição, enfermagem e bucomaxilofacial.

Outra importante atuação é a do serviço de odontologia hospitalar, criado para atendimento dos pacientes  internados na unidade, principalmente os em leitos de terapia intensiva, colaborando na evolução do paciente, com um conjunto de ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais, manifestações bucais de origem sistêmicas ou de sequelas de seus respectivos  tratamentos.

Nível de excelência
Em novembro de 2019, a Fundação Universitária Evangélica (Funev) assumiu a gestão do Heana. Desde então, somado com os investimentos do Governo de Goiás, o nível de satisfação dos serviços avaliados superam os 95%, mantendo o nível de excelência em Net Promoter Socre (NPS). "Temos orgulho do Heana e das conquistas até aqui", declara Cicílio Alves de Moraes, presidente do Conselho de Administração da FUNEV. 

Toda a estrutura física e de recursos humanos é voltada a um atendimento integral, humanizado e sistêmico do paciente, valorizando-o em sua jornada e priorizando seu desenvolvimento social. "Os aspectos técnicos, tecnológicos e a humanização no atendimento são marcas da nossa atuação, gerando frutos a comunidade, ampliando acesso à saúde e promovendo um cuidado centrado no paciente", afirma o diretor administrativo Renato Souza.

Na busca pelo aprimoramento dos processos por meio de informatização, o Heana consolidou o prontuário eletrônico, com implantação do software de gestão estratégica, software de gestão para gerenciamento de equipamentos médico hospitalares e ativos de infraestrutura e outras soluções, que deram maior agilidade, controle e segurança dos processos.

O hospital participou de projetos como Lean nas Emergências, para redução das superlotações hospitalares; Saúde em nossas Mãos, para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde em UTIs, e promoveu o fortalecimento e consolidação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), além de ter fortalecido ações de acessibilidade e inclusão. 

Como marcos, em 2020, ano em que se instaurou a pandemia de Covid-19, a atuação do Heana merece destaque, tornando-se referência no período crítico. Com estrutura adequada, com ventiladores pulmonares, unidades de isolamento e terapia intensiva (UTI), leitos e uma equipe de profissionais prontos para atuação no combate e prevenção ao coronavírus, cuidou de atender pacientes com casos suspeitos e confirmados com o coronavírus, impactando a vida de centenas de pessoas. 

Em 2021 e 2022, o Heana ficou entre os hospitais de Goiás com alta conformidade na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, realizada anualmente pela Anvisa, com objetivo de promover a cultura de segurança e a utilização de boas práticas, o que demonstra o alto comprometimento da unidade com a segurança do paciente, e trabalha para manter o mesmo desempenho em 2023.

Certificação ONA 2
Ainda neste ano, a unidade conquistou um marco importante, com o certificado de Acreditado Pleno Nível 2, conferido pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA). A conquista foi fruto do aprimoramento dos fluxos e processos, investimentos em recursos humanos e infraestrutura e se reflete também no reconhecimento pela população, que tem acesso aos diversos serviços ofertados. 

O dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, marca a celebração dessas conquistas e também a data de criaçã do Heana, com inúmeros motivos para celebrar. Para o diretor-executivo da Funev, João Pedro dos Santos, o objetivo agora é continuar evoluindo e avançando, para aprimorar os serviços prestados pela unidade. 

“Com a graça e permissão de Deus, em breve nós daremos início à reforma de reestruturação das unidades de terapia intensiva, que proporcionará um salto em eficiência, reforma e ampliação das enfermarias, reforma e adequação do pronto-socorro e adequação de espaço para comunicado de desfechos críticos e a acreditação da unidade ONA Nível 3”. 

Hariane Rodrigues (texto) e Felipe Homsi (foto)/Funev
 

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