HDT recebe alunos de terapia ocupacional da UnB

Visita reúne estudantes do 3º ao 10º período e teve como objetivo demonstrar a realidade do serviço de terapica ocupacional e a vivência no contexto hospitarar

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu, no início da semana, a visita técnica de alunos da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar (LTOHosp) da Universidade de Brasília (UnB). A visita reuniu alunos do 3° ao 10° período do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UnB, membros do LTOHosp que desenvolve ações de atenção, pesquisa e ensino na especialidade de Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar e Cuidados Paliativos.

Com intuito de demonstrar a realidade do serviço de terapia ocupacional e a vivência no contexto hospitalar, a terapeuta ocupacional da unidade, Jackeline do Vale, destacou o trabalho realizado no hospital. “Como forma de contribuir para a formação desses estudantes, mostramos as atividades em grupo e individuais e a abordagem psicossocial desenvolvidas para os pacientes e familiares durante o tempo de internação” pontua.

Jackeline ressalta que a troca de experiências é rica tanto para os acadêmicos quanto para os profissionais da unidade. E avalia que o HDT, por ser um hospital de referência em doenças infectocontagiosas, talvez disponha de uma realidade um pouco diferente de outras unidades de saúde.

“O hospital recebe diariamente pacientes com doenças que requerem um tempo de internação mais prolongado, causando, assim, uma vulnerabilidade ainda maior. Por isso, é muito relevante desenvolver ações como essa, que oferece a oportunidade dos estudantes de conhecer e entender um pouco a vivência na unidade e a importância do trabalho em equipe para oferecer suporte emocional ao paciente”.

Patrícia Borges, do ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo