HDT realiza IV Seminário de apresentação dos trabalhos de residentes

 

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, por meio de sua Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), promoveu na manhã de quinta-feira (8 de fevereiro), no auditório da unidade, o IV Seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão da residência médica em Dermatologia, Infectoctologia e Infecto Pediátrica.O médico Boaventura Braz de Queiroz fez a abertura da solenidade e, em seguida, o diretor de Ensino e Pesquisa, João Alves, explicou sobre como seriam as apresentações e que cada residente teria 20 minutos para expor seu  Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além dos residentes, participaram do evento os supervisores da Residência Médica, os  orientadores, colaboradores do hospital e convidados.

Foram apresentados cinco trabalhos, expondo estudos de vários temas e, no final, os formandos receberam o certificado de conclusão emitido pela DEP do HDT. Para a formanda Juliana Mesquita, agora dermatologista, foi um momento único. “Foi gratificante documentar o que vivenciamos aqui no hospital. Só tenho a agradecer aos excelentes médicos que me acompanharam e orientaram nesses três anos de residência”. A médica apresentou o tema “Estudo retrospectivo do uso de imunoglobulina humana endovenosa em necrólise epidérmica tóxica no HDT, no período de março de 2016 a julho de 2017”.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa, João Alves, os trabalhos expostos foram de ótima qualidade. ”Cada TCC apresentado demonstrou o alto nível de qualidade das Residências Médicas do HDT, confirmando o crescimento científico da instituição. Espero que esses estudos contribuam não somente para a comunidade científica do hospital, mas também de todo estado”, afirmou o diretor.

O HDT é responsável pela formação da grande maioria dos infectologistas do estado. A unidade conta com o programa de Residência desde a década de 70, com uma parceria com o HC-UFG e, desde o ano 2000, atua com o programa próprio do hospital. Tudo isso vem reforçar a visão do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do HDT, em ser uma Organização Social referência no país na formação de profissionais de saúde, tendo a educação como mola propulsora, o ensino e a pesquisa como ferramentas para promover saúde com mais eficiência.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo