HDT realiza I Jornada Goiana de Fisioterapia Hospitalar

Com o objetivo de promover integração entre profissionais e celebrar os 49 anos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), realiza a 1ª Jornada Goiana de Fisioterapia Hospitalar – Uma abordagem Multiprofissional. O evento, que é gratuito e aberto aos residentes, coordenadores e tutores de todas as unidades de saúde, será realizado nos dias 4 e 5 de outubro (quinta e sexta-feira), na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, a partir das 7h da manhã.

No primeiro dia da jornada haverá mesa redonda sobre Cuidados Paliativos – Abordagem Multiprofissional, com profissionais do HDT, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Hospital Araújo Jorge. Às 9h haverá a palestra “Da doação à captação de órgãos”, com a enfermeira da Central Estadual de Transplantes, Katiuscia Christiane Freitas; às 10h30min, a psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Tatiane Alves, abordará a “Síndrome de Burnout”. À tarde haverá mais quatro palestras, com profissionais renomados. Na sexta-feira, a partir das 8h, haverá um workshop sobre primeiros socorros com o enfermeiro e professor da PUC, Maicon Borges Euzébio e às 10h, uma oficina com os equipamentos de suporte à vida: Monnal, Trilogy e Astral.

A organizadora do evento, Márcia Andrea G. Leite, tutora de fisioterapia do HDT, destaca que a Jornada será dinâmica e que, além de proporcionar novos conhecimentos aos participantes e troca de experiências, será um ótimo momento de integração e confraternização entre os profissionais das instituições. “Será uma grande oportunidade para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e residentes multiprofissionais atualizarem seus conhecimentos e participarem de discussões de temas atuais. O fisioterapeuta hospitalar é um facilitador que atua em todas as áreas por meio da recuperação funcional, da readaptação do paciente à sua vida diária, auxiliando a equipe multidisciplinar e contribuindo com uma hospitalização segura”, esclarece.

No HDT, o atendimento prestado por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais começa na admissão e segue até a alta do paciente. O objetivo é atuar na prevenção, reabilitação e tratamento, proporcionando aos pacientes facilidades dos movimentos motores e qualidade de vida no dia a dia.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo